sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Matriculas de aeronaves do bloco 6000

 

Pais de Origem: Estados Unidos da América (Douglas).
Tripulação: 3 (piloto, co-piloto e mecânico).
Motor: 2x
Pratt & Whitney R-1830-92 "Twin Wasp" com 1.200 hp de potência cada. 
Dimensões: comprimento 19,43 metros; envergadura 29,11 metros; altura 5,18 metros; área alar 91,69 metros quadrados.
Peso: vazio 7.760 kg; máximo 11.794 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 360/260 km/h; tecto de serviço 8.050 metros.
Autonomia: 2.600 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 28/35 pára-quedista/passageiros ou 2.500 kg de carga.
 
 
Unidades: Esquadra 801.

6151 C-53D-DO - c/n 11765 - prev. s/n 42-68838 - o/c 1958 - wfu 1974 para CR-GBM.
6152 C-53D-DO - c/n 11668 - prev. s/n 42-68741 - o/c 1958 -w/o 25/11/1959 (Ilha do Fogo, Cabo Verde).
6153 C-53D-DO - c/n 11675 - prev. s/n 42-68748 - o/c 1958 - wfu 1976 para N9984Q.
6154 C-47A-50-DL - c/n 10049 - prev. s/n 42-24187 - o/c 1959 - w/o 10/11/1961 (Chitado, Angola).
6155 C.47B-25-DK - c/n 32675 - prev. s/n 44-76343 - o/c 1961 - wfu 1974 para CR-GBN.
6156 C-47B-30-DK - c/n 33093 - prev. s/n 44-76761 - o/c 1961 - wfu 1974 para CR-GBO.
6157 C-47A-80-DL - c/n 19755 - prev. s/n 43-15298A - o/c 1961 - wfu 1976 Museu do Ar.
6158 C-47A-80-DL - c/n 19818 - prev. s/n 43-15352 - o/c 1961 - wfu 1975 para FAM FP-501.
6159 C-47A-90-DL - c/n 20111 - prev. s/n 43-16645 - o/c 1961 - wfu 1975 para FAM FP-502.
6160 C-47A-90-DL - c/n 20587 - prev. s/n 43-16121A - o/c 1961 - wfu 1974 para CR-GBP.
6161 C-47A-50-DL - c/n 10076 - prev. s/n 42-24214A - o/c 1961 - wfu 1975 para FAM 75-15.
6162 C-47B-1-DK - c/n 25579 - prev. s/n 43-48318 - o/c 1961 - w/o 08/01/1974 (Vila Cabral, Moçambique).
6163 C-47B-5-DK - c/n 26144 - prev. s/n 43-48883A - o/c 1961 - wfu 1974 para CR-GBQ.
6164 C-47B-10-DK - c/n 26468 - prev. s/n 43-49207A - o/c 1961 - wfu 1975 para FAA.
6165 C-47B-15-DK - c/n 26667 - prev. s/n 43-49406 - o/c 1961 - w/o 10/05/1968 (Lourenço Marques, Moçambique).
6166 C-47A-30-DK - c/n 25522 - prev. s/n 43-48261A - o/c 1961 - wfu 1974 para CR-GBR.
6167 C-47A-20-DK - c/n 13018 - prev. s/n 42-108917 - o/c 1967 - w/o 11/03/1968 (Mueda, Moçambique).
6168 C-47A-90-DL - c/n 20173 - prev. s/n 43-15707 - o/c 1967 - wfu 1975 para FA Angola.
6169 DC-3D - c/n 42968 - prev. s/n xx-xxxxx - o/c 1967 - wfu 31/03/1973 (Cuito, Angola).
6170 C-53D-DO - c/n 11698 - prev. s/n 42-68771 - o/c 1970 - wfu 1975 para FAM 6170.
6171 C-47B-40-DK - c/n 33532 - prev. s/n 44-77200 - o/c 1970 - wfu 1976 para N9983Q.
6172 C-47A-20-DK - c/n 13140 - prev. s/n 43-93249 - o/c 1970 - wfu 1975 para FAM ?.
6173 C-53D-DO - c/n 11763 - prev. s/n 42-68836 - o/c 1971 - wfu 1975 para N48324.
6174 C-47A-20-DK - c/n 12760 - prev. s/n 42-93130 - o/c 1971 - wfu 1977 vendido para o Zaire.
6175 C-47A-75-DL - c/n 19393  - prev. s/n 42-100930 - o/c 1971 - w/o 06/05/1974 (Nacatári, Moçambique).
6176 C-47A-45-DL - c/n 9948 - prev. s/n 42-24086 - o/c 1972 - wfu 1975 para C9-AHB.
6177 C-47A-65-DL - c/n 18977 - prev. s/n 42-100514 - o/c 1972 - wfu 1976 para N9984Q.
6178 C-47A-1-DK - c/n 12066 - prev. s/n 42-92311 - o/c 1972 - wfu 1977.
 
 
Pais de Origem: França (Amiot).
Tripulação: 5 (piloto, co-piloto, navegador, radiarista e mecanico).
Motor: 3x BMW 132A-1 com 660 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 18,90 metros; envergadura 29,91 metros; altura 4,92 metros; área alar 110,55 metros quadrados.
Peso: vazio 5.700 kg; máximo 10.990 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 265/211 km/h; tecto de serviço 5.490 metros.
Autonomia: 870 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 17 passageiros/para-quedistas ou 1.500 kg de carga.
 
Unidades: Esquadra  
 
6310 - c/n 291 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6311 - c/n 205 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6312 - c/n 366 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6313 - c/n 258 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para Museu do Ar.
6314 - c/n 234 - prev. s/n F-BBYN - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6315 - c/n 005 - prev. s/n F-BAJE - o/c 1960 - w/o 1971 - para Museu TAM, Brasil.
6316 - c/n 048 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para 4V+GH (Imperial War Museum).
6317 - c/n 255 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6318 - c/n 392 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6319 - c/n 1011 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6320 - c/n 053 - prev. s/n ? - o/c 1960 - wfu 1971 - para 1Z+IK (Hohn, Alemanha).
6321 - c/n 325 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6322 - c/n 127 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6323 - c/n 357 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
6324 - c/n 1009 - prev. s/n ? - o/c 1960 - w/o 1971 - para sucata.
 
Nord N.2502A/B/C/F "Noratlas"
Pais de Origem: França.
Tripulação: 4 ou 5 (piloto, co-piloto,....).
Motor: 2x SNECMA Hercules 738/739 com 2.089 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 21,96 metros; envergadura 32,50 metros; altura 6,00 metros; área alar 101,20 metros quadrados.
Peso: vazio 13.075 kg; máximo 20.603 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 440/320 km/h; tecto de serviço 7.100 metros.
Autonomia: 2.500 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 45 soldados; 36 pára-quedistas; 18 macas ou 8.458 kg.
 
Unidades: Esquadra de Transportes; Esquadra 32.

6401 - N.2502A - c/n 113 - prev. s/n F-BGZC - o/c 1960 - wfu 1975 para RP Angola.
6402 - N.2502A - c/n 108 - prev. s/n F-BGZD - o/c 1960 - wfu 1975 para sucata.
6403 - N.2502A - c/n 197 - prev. s/n F-BGZG - o/c 1960 - wfu 1975 para Museu do Ar.
6404 - N.2502A - c/n 180 - prev. s/n F-BGZE - o/c 1960 - wfu 1975 para sucata.
6405 - N.2502A - c/n 193 - prev. s/n F-BGZF - o/c 1960 - wfu 1975 para sucata.
6406 - N.2502A - c/n 038 - prev. s/n F-BGZA - o/c 1960 - wfu 1975 para sucata.
6407 - N.2502F - c/n F1 - prev. s/n - o/c 1962 - wfu 1975 para RP Angola.
6408 - N.2502F - c/n F2- prev. s/n - o/c 1962 - wfu 1975 para sucata.
6409 - N.2502F - c/n F3- prev. s/n - o/c 1962 - wfu 1975 para RP Moçambique (C9-ARC).
6410 - N.2502F - c/n F4- prev. s/n - o/c 1962 - w/o 04/07/1973 (Toto, Angola).
6411 - N.2502F - c/n F5- prev. s/n - o/c 1962 - w/o 02/05/1973 (Mueda, Angola).
6412 - N.2502F - c/n F6- prev. s/n - o/c 1962 - wfu 1977 para RP Moçambique (C9-ARD); Museu do Ar.
6413 - N.2502B - c/n 148B - prev. s/n F-OBDX - o/c 1962 - wfu 1975 para RP Angola.
6414 - N.2502B - c/n 149B  - prev. s/n F-OBDY - o/c 1962 - w/o 13/06/1967 (Xai-Xai, Moçambique).
6415 - N.2502B - c/n 206B - prev. s/n F-OBDZ - o/c 1962 wfu 1975 para RP Angola (D2-EPF).
6416 - N.2502D - c/n 048 - prev. s/n GA+235 - o/c 1966 - wfu 1977 para RP Angola.
6417 - N.2502D - c/n 045 - prev. s/n GC+103 - o/c 1965 - wfu 1976 Museu do Ar.
6418 - N.2502D - c/n 059 - prev. s/n GB+244 - o/c 1969 - wfu 1975 para sucata.
6419 - N.2502D - c/n 054 - prev. s/n GC+101 - o/c 1969 - w/o 13/11/1974 (Funchal, Madeira).
6420 - N.2502D - c/n 044 - prev. s/n 52+30 - o/c 1969 - wfu 1977 Museu do Ar.
6421 - N.2502D - c/n 032 - prev. s/n GB+102 - o/c 1969 - wfu 1977 para RP Moçambique (C9-ARE).
6422 - N.2502D - c/n 047 - prev. s/n 52+45 - o/c 1969 - w/o 26/09/1975 (Tancos, Santarém).
6423 - N.2502D - c/n 050 - prev. s/n 52+46 - o/c 1969 - wfu 1976 para RP Moçambique (C9-ARH).
6424 - N.2502D - c/n 051 - prev. s/n 52+48 - o/c 1969 - wfu 1977 para RP Angola (D2-EPT).
6425 - N.2502D - c/n 056 - prev. s/n 52+50 - o/c 1969 - wfu 1975 para RP Angola (D2-EPY).
6426 - N.2502D - c/n 098 - prev. s/n 52+81 - o/c 1970 - wfu 1975 para RP Moçambique (C9-ARJ).
6427 - N.2502D - c/n 104 - prev. s/n 52+86 - o/c 1970 - wfu 1977 para RP Moçambique (C9-ARK).
6428 - N.2502D - c/n 116 - prev. s/n 52+98 - o/c 1970 - wfu 1976 para RP Moçambique (C9-ARI).


Pais de Origem: Espanha.
Tripulação: 3 (piloto, co-piloto e mecanico).
Motor: 2x Garret-Air Research TPE-331-5-251 C com 776 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 15,20 metros; envergadura 19,00 metros; altura 6,30 metros; área alar 40,00 metros quadrados.
Peso: vazio 3.650 kg; máximo 6.500 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 360/275 km/h; tecto de serviço 7.600 metros.
Autonomia: 1.920 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga:
18 passageiros ou 16 paraquedistas ou 12 macas ou 2.000 kg de carga. 
 
Unidades: Esquadra 502 "Elefantes"; Esquadra 402 "Cientistas".
 
16501 A1 - c/n 3-13 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2004 armazenado BA11.
16502 A1 - c/n 4-14 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2004 vendido SDT Electrónica SA (2017).
16503 A1 - c/n 7-17 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 Museu do Ar (Ovar).
16504 A1 - c/n 8-18 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16505 A2 - c/n 1-25 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16506 A2 - c/n 2-26 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
16507 A2 - c/n 3-28 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2008 armazenado 
16508 A2 - c/n 4-29 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 para Museu do Ar 
16509 A2 - c/n 5-32 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16510 A2 - c/n 6-33 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16511 A2 - c/n 7-35 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
16512 A2 - c/n 8-36 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16513 A2 - c/n 9-37 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16514 A2 - c/n 10-38 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
16515 A2 - c/n 11-41 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
  6516 A2 - c/n 12-47 - prev. s/n - o/c 1974 - w/o 19/11/1976 (Alverca, Lisboa)
16517 A2 - c/n 13-49 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
  6518 A2 - c/n 14-50 - prev. s/n - o/c 1974 - w/o 05/07/1978 (Açores, Portugal)
16519 A2 - c/n 15-53 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16520 A2 - c/n 16-54 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
16521 B2 - c/n 1-56 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 armazenado 
16522 B2 - c/n 2-57 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
16523 B2 - c/n 3-61 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2011 vendido SDT Electrónica SA (2017) 
16524 B2 - c/n 4-62 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 2008 armazenado


Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 4 elementos.
Motor:
4x Pratt & Whitney R-2000-9 Twin Wasp com 1.100 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 28,60 metros; envergadura 35,81 metros; altura 8,38 metros; área alar 136,00 metros quadrados.
Peso: vazio 17.658 kg; máximo 28.123 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 443/310 km/h; tecto de serviço 6.800 metros.
Autonomia: 6.400 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 50 soldados ou 14.700 kg.
 
Unidades

6604 C-54D-15DC - c/n 10868 - prev. s/n 42-72763 - o/c 1953 - wfu 1976 para 9T-THY.
6605 C-54D-DO - c/n 3069 - prev. s/n 41-37279 - o/c 1953 - wfu 1976 para CS-TSC.
6606 C-54A-DO - c/n 3072 - prev. s/n 41-37282 - o/c 1953 - wfu 1976 1976 para CS-TSA.
6607 C-54A-5-DO - c/n 7487 - prev. s/n 42-107468 - oc 1953 - wfu 1976 para CS-TSD.
6608 C-54A - c/n 10446 - prev. s/n 42-72341 - o/c 1953 - wfu 1976 para 9T-THZ.

Douglas DC-6A/B
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 5 elementos.
Motor: 4x Pratt & Whitney R-2800-CB17 Double Wasp com 2.500 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 32,18 metros; envergadura 35,81 metros; altura 8,66 metros; área alar 135,91 metros quadrados.
Peso: vazio 25.109 kg; máximo 48.500 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 561/507 km/h; tecto de serviço 7.600 metros.
Autonomia: 4.835 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 70/79 passageiros ou 11.142 kg de carga.
 
Unidades: Esquadra 
 
6701 - c/n 44107-411 - prev. s/n N6107C - o/c 1961 - wfu 1978 para N789TA.
6702 - c/n 44108-413 - prev. s/n N6108C - o/c 1961 - wfu 1976 para CS-TAL.
6703 - c/n 44258-467 - prev. s/n N6258C - o/c 1961 - wfu 1976 para CS-TAN.
6704 - c/n 43297-213 - prev. s/n N9080B - o/c 1961 - wfu 1978 para N2296B.
6705 - c/n 44115-454 - prev. s/n N6115C - o/c 1961 - wfu 1978 para sucata.
6706 - c/n 44116-459 - prev. s/n N6116C - o/c 1961 - wfu 1978 para sucata.
6707 - c/n 43533-264 - prev. s/n N6533C - o/c 1961 - wfu 1978 para UEP (Belas, Lisboa) (1982) para Museu do Ar (2020).
6708 - c/n 43534-265 - prev. s/n N6534C - o/c 1961 - wfu 1978 para CS-TAJ.
6709 - c/n 43535-278 - prev. s/n N6535C - o/c 1961 - wfu 1976 para CS-TAK.
6710 - c/n 43529-260 - prev. s/n N6529C - o/c 1961 - wfu 1976 para CS-TAM.
 


Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 6 (piloto, co-piloto,...).
Motor: 4x Allison T56-A15 com 4.910 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 29,79 metros; envergadura 40,41 metros; altura 11,65 metros; área alar - metros quadrados.
Peso: vazio 36.300 kg; máximo 69.750 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 589/- km/h; tecto de serviço 10.668 metros.
Autonomia: 6.480 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 92 passageiros/militares; 70 macas ou 18.200 kg de carga.


Unidade: Esquadra 501 "Bisontes".
 
16801 H-30 - c/n 4749 - prev. s/n - o/c 1977 - wfu.
16802 H-30 - c/n 4753 - prev. s/n - o/c 1977 - wfu.
16803 H      - c/n 4772 - prev. s/n 77-1741 - o/c 1978 - wfu.
16804 H      - c/n 4777 - prev. s/n 77-1742 - o/c 1978 - w/o 11/06/2016 (Montijo, Setubal).
16805 H      - c/n 4778 - prev. s/n 78-0726 - o/c 1978 - wfu.
16806 H-30 - c/n 5264 - prev. s/n - o/c 1993 - wfu.

Informação compilada por Nuno Miguel Nunes Neves da Silva das seguintes fontes:
1. www.emfa.pt; 
2. altimagem.blogspot.pt; 
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;

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Embraer KC-390

DADOS TÉCNICOS   Pais de Origem: Brasil/Portugal. Tipo: aeronave bimotor terrestre.... Tripulação: 3 (piloto, co-piloto,...). Motor: 2x Pr...