sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Matriculas de aeronaves do bloco 5000

 

Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x General Electric J-47-GE-27 com 2.700 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 11,44 metros; envergadura 11,31 metros; altura 4,49 metros; área alar 29,11 metros quadrados.
Peso: vazio 5.046 kg; máximo 8.234 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 1.118/xxx km/h; tecto de serviço 15.100 metros.
Autonomia: 2.454 km.
Armamento (interno): 6x metralhadoras de 12,7 mm.
Armamento (externo): até 2.400 kg (depósitos de combustível, bombas e misseis ar-ar).
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidades: Esquadra 51 "Falcões; Esquadra 52 "Galos".
 
5301 F-35 - c/n 191-864 - prev s/n 52-5168 - o/c 1959 - wfu 1978 exposto porta de armas BA5.
5302 F-35 - c/n 191-865 - prev s/n 52-5169 - o/c 1959 wfu 1967 transferido OGMA.
5303 F-35 - c/n 191-867 - prev s/n 52-5171 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata (1977).
5304 F-35 - c/n 191-872 - prev s/n 52-5176 - o/c 1959 wfu 1960 para sucata.
5305 F-35 - c/n 191-874 - prev s/n 52-5178 - o/c 1959 wfu 1967 para sucata.
5306 F-35 - c/n 191-875 - prev s/n 52-5179 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata.
5307 F-35 - c/n 191-876 - prev s/n 52-5180 - o/c 1959 wfu 1978 para FU-385 Suesterberg Militaire Luchtvaart Museum.
5308 F-35 - c/n 191-879 - prev s/n 52-5183 - o/c 1959 w/o 13/01/1977 (S. Pedro de Muel, Leiria).
5309 F-35 - c/n 191-885 - prev s/n 52-5189 - o/c 1959 wfu 1961 para sucata.
5310 F-35 - c/n 191-890 - prev s/n 52-5194 - o/c 1959 wfu 1975 para sucata.
5311 F-35 - c/n 191-902 - prev s/n 52-5206 - o/c 1959 wfu 1961 para sucata.
5312 F-35 - c/n 191-903 - prev s/n 52-5207 - o/c 1959 w/o 23/10/1962 (Carvide, Leiria).
5313 F-35 - c/n 191-904 - prev s/n 52-5208 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata.
5314 F-35 - c/n 191-906 - prev s/n 52-5210 - o/c 1959 w/o 17/08/1962 (Bissau, Guiné).
5315 F-35 - c/n 191-936 - prev s/n 52-5240 - o/c 1959 wfu 1966
para sucata.
5316 F-35 - c/n 191-938 - prev s/n 52-5242 - o/c 1959 - wfu 1980 para Museu do Ar de Bruxelas.
5317 F-35 - c/n 191-939 - prev s/n 52-5243 - o/c 1959 - wfu 1965 para sucata.
5318 F-35 - c/n 191-950 - prev s/n 52-5254 - o/c 1959 wfu para sucata.
5319 F-35 - c/n 191-958 - prev s/n 52-5262 - o/c 1959 wfu 1977 exposto Museu do Ar, Sintra.
5320 F-35 - c/n 191-964 - prev s/n 52-5268 - o/c 1959 wfu 1980 exposto BA5 Monte Real, Leiria.
5321 F-35 - c/n 202-019 - prev s/n 53-1090 - o/c 1959 wfu 1975 para sucata.
5322 F-35 - c/n 202-026 - prev s/n 53-1097 - o/c 1959 w/o 05/1963 (Guiné).
5323 F-35 - c/n 202-083 - prev s/n 53-1154 - o/c 1959 - w/o 14/11/1960 (Ansião).
5324 F-35 - c/n 202-138 - prev s/n 53-1209 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata.
5325 F-35 - c/n 202-142 - prev s/n 53-1213 - o/c 1959 w/o 01/06/1960 (Carvide, Leiria).
5326 F-35 - c/n 191-866 - prev s/n 52-5170 - o/c 1959 wfu 1967 para sucata.
5327 F-35 - c/n 191-877 - prev s/n 52-5181 - o/c 1959 wfu 1975 para sucata.
5328 F-35 - c/n 191-878 - prev s/n 52-5182 - o/c 1959 wfu 1975 para sucata.
5329 F-35 - c/n 191-897 - prev s/n 52-5101 - o/c 1959 wfu 1974 para sucata.
5330 F-35 - c/n 191-901 - prev s/n 52-5105 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata.
5331 F-35 - c/n 202-073 - prev s/n 53-1144 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata.
5332 F-35 - c/n 202-154 - prev s/n 53-1225 - o/c 1959 wfu ?
para sucata.
5333 F-35 - c/n 191-880 - prev s/n 52-5184 - o/c 1959 wfu 1980 para Museu do Ar.
5334 F-35 - c/n 191-881 - prev s/n 52-5185 - o/c 1959 wfu 1966 para sucata.
5335 F-35 - c/n 191-893 - prev s/n 52-5197 - o/c 1959 wfu 1978 para sucata.
5336 F-35 - c/n 191-894 - prev s/n 52-5198 - o/c 1959 wfu 1965 para sucata.
5337 F-35 - c/n 191-895 - prev s/n 52-5199 - o/c 1959 wfu 1980 para Museu do Ar.
5338 F-35 - c/n 191-900 - prev s/n 52-5204 - o/c 1959 wfu ? para Museu do Ar.
5339 F-35 - c/n 191-916 - prev s/n 52-5220 - o/c 1959 wfu 1978 para sucata.
5340 F-35 - c/n 191-917 - prev s/n 52-5221 - o/c 1959 wfu 1967 para sucata.
5341 F-35 - c/n 191-948 - prev s/n 52-5252 - o/c 1959 wfu 1975 para sucata.
5342 F-35 - c/n 191-959 - prev s/n 52-5263 - o/c 1959 w/o 04/06/1974 (Monte Real, Leiria).
5343 F-35 - c/n 191-961 - prev s/n 52-5265 - o/c 1959 wfu ?
para sucata.
5344 F-35 - c/n 191-963 - prev s/n 52-5267 - o/c 1959 wfu ?
para sucata.
5345 F-35 - c/n 191-967 - prev s/n 52-5271 - o/c 1959 w/o 14/03/1962 (Alcochete, Setubal).
5346 F-35 - c/n 202-002 - prev s/n 53-1073 - o/c 1959 wfu 1966 para sucata.
5347 F-35 - c/n 202-012 - prev s/n 53-1083 - o/c 1959 wfu 1980 para Museu do Ar.
5348 F-35 - c/n 202-021 - prev s/n 53-1092 - o/c 1959 w/o 24/05/1966 (Monte Real, Leiria).
5349 F-35 - c/n 202-029 - prev s/n 53-1100 - o/c 1959 wfu 1966 para sucata.
5350 F-35 - c/n 202-039 - prev s/n 53-1110 - o/c 1959 wfu 1978 para sucata.
5351 F-35 - c/n 202-044 - prev s/n 53-1115 - o/c 1959 wfu 1964 para sucata.
5352 F-35 - c/n 202-045 - prev s/n 53-1116 - o/c 1959 wfu 1966 para sucata.
5353 F-35 - c/n 202-063 - prev s/n 53-1134 - o/c 1960 wfu 1967 para sucata.
5354 F-35 - c/n 202-065 - prev s/n 53-1136 - o/c 1960 wfu 1978 para sucata.
5355 F-35 - c/n 202-081 - prev s/n 53-1152 - o/c 1960 w/o 20/02/1961 (Maceira, Ovar).
5356 F-35 - c/n 202-085 - prev s/n 53-1156 - o/c 1960 w/o 01/04/1965 (Alenquer, Santarém).
5357 F-35 - c/n 202-093 - prev s/n 53-1164 - o/c 1960 wfu 1975 para sucata.
5358 F-35 - c/n 202-099 - prev s/n 53-1170 - o/c 1960 wfu 1966 para sucata.
5359 F-35 - c/n 202-117 - prev s/n 53-1188 - o/c 1960 wfu 1967 para sucata.
5360 F-35 - c/n 202-119 - prev s/n 53-1190 - o/c 1960 wfu 1980 para Museu do Ar.
5361 F-35 - c/n 202-133 - prev s/n 53-1204 - o/c 1960 wfu 1980 para Museu do Ar.
5362 F-35 - c/n 202-152 - prev s/n 53-1223 - o/c 1960 w/o 16/12/1970 (Alcochete, Setúbal).
5363 F-35 - c/n 202-153 - prev s/n 53-1224 - o/c 1960 wfu 1967 para sucata.
5364 F-30 - c/n 191-779 - prev s/n 52-5083 - o/c 1960 wfu 1978 para sucata.
5365 F-30 - c/n 191-780 - prev s/n 53-5084 - o/c 1960 wfu 1967 para sucata.


Pais de Origem: Itália/Alemanha.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Bristol Siddeley Orpheus 803/02 com 2.270 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 10,29 metros; envergadura 8,56 metros; altura 3,98 metros; área alar 16,42 metros quadrados.
Peso: vazio 3.674 kg; máximo 5.670 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 1.086/- km/h; tecto de serviço 13.100 metros.
Autonomia: 600 km.
Armamento (interno): (R3) 2x canhões DEFA de 30 mmn; (R4) 4x metralhadoras de 12,7 mm.
Armamento (externo): até 454 kg (depósitos de combustível, bombas, misseis, foguetes não guiados).
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidades: Esquadra 121 "Tigres"; Esquadra 502 "Jaguares"; Esquadra 702 "Escorpiões".
 
5401 R/4 - c/n 109 - prev s/n - o/c 1966 - wfu 1991 para sucata
5402 R/4 - c/n 114 - prev s/n - o/c 1966 w/o 02/07/1973 (?)
5403 R/4 - c/n 115 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5404 R/4 - c/n 117 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5405 R/4 - c/n 118 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5406 R/4 - c/n 126 - prev s/n - o/c 1966 w/o 22/08/1978 (Torres Novas, Santarém)
5407 R/4 - c/n 132 - prev s/n - o/c 1966 w/o 22/02/1967 (Guiné-Bissau)
5408 R/4 - c/n 153 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5409 R/4 - c/n 090 - prev s/n - o/c 1966 w/o 04/10/1973 (Guiné-Bissau)
5410 R/4 - c/n 131 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5411 R/4 - c/n 144 - prev s/n - o/c 1966 w/o 18/07/1968 (Guiné-Bissau)
5412 R/4 - c/n 149 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5413 R/4 - c/n 138 - prev s/n - o/c 1966 w/o 25/03/1973 (Guiné-Bissau)
5414 R/4 - c/n 133 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5415 R/4 - c/n 147 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5416 R/4 - c/n 148 - prev s/n - o/c 1966 w/o 01/09/1973 (Guiné-Bissau)
5417 R/4 - c/n 110 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5418 R/4 - c/n 121 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5419 R/4 - c/n 129 - prev s/n - o/c 1966 w/o 28/03/1973 (Guiné-Bissau)
5420 R/4 - c/n 130 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5421 R/4 - c/n 135 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5422 R/4 - c/n 139 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5423 R/4 - c/n 146 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5424 R/4 - c/n 152 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1994 para sucata
5425 R/4 - c/n 100 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5426 R/4 - c/n 101 - prev s/n - o/c 1966 w/o 14/09/1979 (local desconhecido)
5427 R/4 - c/n 111 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5428 R/4 - c/n 112 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5429 R/4 - c/n 116 - prev s/n - o/c 1966 w/o 15/03/1973 (Moçambique)
5430 R/4 - c/n 134 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5431 R/4 - c/n 136 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata
5432 R/4 - c/n 145 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1992 para sucata
5433 R/4 - c/n 119 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1995 para sucata
5434 R/4 - c/n 120 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5435 R/4 - c/n 127 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5436 R/4 - c/n 128 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1995 para Museu do Ar
5437 R/4 - c/n 141 - prev s/n - o/c 1966 w/o 31/01/1974 (Guiné-Bissau)
5438 R/4 - c/n 142 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1992 para Museu do Ar
5439 R/4 - c/n 143 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5440 R/4 - c/n 151 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata
5441 R/3 - c/n 065 - prev s/n 30+11 - o/c 1976 wfu 1993 para Museu do Ar
5442 R/3 - c/n 077 - prev s/n 30+21 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata
5443 R/3 - c/n 080 - prev s/n 30+23 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata
5444 R/3 - c/n 089 - prev s/n 30+31 - o/c 1976 - wfu 1993 exposto EMFA, Alfragide
5445 R/3 - c/n 091 - prev s/n 30+32 - o/c 1976 wfu 1993 para Museu do Ar
5446 R/3 - c/n 370 - prev s/n 31+04 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata
5447 R/3 - c/n 386 - prev s/n 31+20 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata
5448 R/3 - c/n 402 - prev s/n 31+34 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata
5449 R/3 - c/n 404 - prev s/n 31+36 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata
5450 R/3 - c/n 428 - prev s/n 31+60 - o/c 1976 w/o 15/06/1982 (Montijo, Setúbal)
5451 R/3 - c/n 433 - prev s/n 31+65 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5452 R/3 - c/n 469 - prev s/n 32+01 - o/c 1976 - wfu 1993 para Museu do Ar
5453 R/3 - c/n 520 - prev s/n 32+51 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5454 R/3 - c/n 532 - prev s/n 32+62 - o/c 1976 - wfu 1993 para Museu do Ar
5455 R/3 - c/n 440 - prev s/n 31+72 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5456 R/3 - c/n 449 - prev s/n 31+81 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5457 R/3 - c/n 464 - prev s/n 31+96 - o/c 1976 - w/o 18/02/1981 (Montargil, Portalegre)
5458 R/3 - c/n 477 - prev s/n 32+09 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5459 R/3 - c/n 551 - prev s/n 32+81 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5460 R/3 - c/n 582 - prev s/n 33+11 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5461 R/3 - c/n 097 - prev s/n 30+37 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5462 R/3 - c/n 301 - prev s/n 30+44 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5463 R/3 - c/n 384 - prev s/n 31+18 - o/c 1976 - w/o 06/03/1986 (Santa Suzana, Setúbal)
5464 R/3 - c/n 391 - prev s/n 31+24 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5465 R/3 - c/n 450 - prev s/n 31+82 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5466 R/3 - c/n 533 - prev s/n 32+63 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5467 R/3 - c/n 517 - prev s/n 32+48 - o/c 1976 - wfu 1993 exposto EMFA, Alfragide
5468 R/3 - c/n 393 - prev s/n 31+26 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5469 R/3 - c/n 307 - prev s/n 30+50 - o/c 1976 - wfu 1993 exposto na Base Naval do Alfeite
5470 R/3 - c/n 339 - prev s/n 30+77 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5471 R/3 - c/n 530 - prev s/n 32+60 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5472 R/3 - c/n 559 - prev s/n 32+88 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5473 R/3 - c/n 590 - prev s/n 33+19 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5474 R/3 - c/n 544 - prev s/n 32+74 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata


Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Pratt & Whitney TF30-P408 com 6.100 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 14,06 metros; envergadura 11,81 metros; altura 4,90 metros; área alar 34,84 metros quadrados.
Peso: vazio 9.033 kg; máximo 19.050 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 1.123/860 km/h; tecto de serviço 12.800 metros.
Autonomia: 3.668 km.
Armamento (interno): 2x canhões de 20 mm.
Armamento (externo): até 6.800 kg (depósitos de combustível, bombas, misseis guiados e foguetes não guiados).
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidades: Esquadra 302 "Falcões"; Esquadra 304 "Magnificos".
 
  5501 A - c/n A191 - prev s/n 154352 - o/c 1981 - w/o 01/07/1985 (Bélgica)
15502 A - c/n A109 - prev s/n 153200 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15503 A - c/n A181 - prev s/n 153272 - o/c 1981 - wfu 1999 para Museu do Ar
15504 A - c/n A093 - prev s/n 153184 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
  5505 A - c/n A099 - prev s/n 153190 - o/c 1981 - w/o 01/07/1985 (Bélgica)
15506 A - c/n A159 - prev s/n 153250 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15507 A - c/n A103 - prev s/n 153194 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15508 A - c/n A128 - prev s/n 153219 - o/c 1981 - wfu 1999 para Museu do Ar
15509 A - c/n A153 - prev s/n 153244- o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
  5510 A - c/n A061 - prev s/n 153152 - o/c 1981 - w/o 04/12/1989 (Vila Viçosa)
15511 A - c/n A199 - prev s/n 154360 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15512 A - c/n A079 - prev s/n 163170 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15513 A - c/n A097 - prev s/n 153188 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15514 A - c/n A124 - prev s/n 153215 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
15515 A - c/n A130 - prev s/n 153221 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
  5516 A - c/n A136 - prev s/n 153227 - o/c 1981 - w/o 09/03/1986 (Baleal, Peniche)
15517 A - c/n A137 - prev s/n 153228 - o/c 1981 - wfu 1999 para sucata
  5518 A - c/n A146 - prev s/n 153237 - o/c 1981 - w/o 07/02/1985 (Vieira de Leiria)
15519 A - c/n A157 - prev s/n 153248 - o/c 1981 - wfu 1999 para Museu do Ar
  5520 A - c/n A170 - prev s/n 153261 - o/c 1981 - w/o 13/09/1989 (Monte Real, Leiria)
15521 A - c/n A043 - prev s/n 153134 - o/c 1984 - wfu 1999 para Museu do Ar
15522 A - c/n A064 - prev s/n 153155 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
  5523 A - c/n A068 - prev s/n 153159 - o/c 1984 - w/o 29/04/1992 (Montijo, Setúbal)
15524 A - c/n A071 - prev s/n 153162 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15525 A - c/n A080 - prev s/n 153171 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15526 A - c/n A086 - prev s/n 153177 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15527 A - c/n A088 - prev s/n 153179 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15528 A - c/n A096 - prev s/n 153187 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15529 A - c/n A104 - prev s/n 153191 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
  5530 A - c/n A060 - prev s/n 153151 - o/c 1984 - w/o 24/11/1987 (Grécia)
15531 A - c/n A121 - prev s/n 153212 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15532 A - c/n A125 - prev s/n 153216 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15533 A - c/n A082 - prev s/n 153173 - o/c 1984 - w/o 25/07/1995 (Beja)
15534 A - c/n A138 - prev s/n 153229 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
  5535 A - c/n A149 - prev s/n 153240 - o/c 1984 - w/o 26/05/1986 (Pocariça, Maciera)
15536 A - c/n A117 - prev s/n 153208 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15537 A - c/n A163 - prev s/n 153254 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15538 A - c/n A169 - prev s/n 153260 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15539 A - c/n A135 - prev s/n 153226 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
  5540 A - c/n A185 - prev s/n 154346 - o/c 1984 - w/o 09/05/1984 (Dallas, Texas, EUA)
  5541 A - c/n A188 - prev s/n 154349 - o/c 1984 - w/o 27/03/1987 (Boticas, Chaves)
15542 A - c/n A190 - prev s/n 154351 - o/c 1984 - w/o 15/03/1994 (Monte Real, Leiria)
  5543 A - c/n A194 - prev s/n 154355 - o/c 1984 - w/o 26/05/1986 (Pocariça, Maciera)
15544 A - c/n A154 - prev s/n 153245 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15545 TA - c/n A110 - prev s/n 153201 - o/c 1984 - wfu 1999 para Museu do Ar
15546 TA - c/n A105 - prev s/n 153196 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15547 TA - c/n A133 - prev s/n 153224 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15548 TA - c/n A158 - prev s/n 153249 - o/c 1984 - w/o 13/05/1994 (Espanha)
15549 TA - c/n A177 - prev s/n 153268 - o/c 1984 - wfu 1999 para sucata
15550 TA - c/n A193 - prev s/n 154354 - o/c 1984 - wfu 1997 para Museu do Ar (2017)
 
 
Pais de Origem: Reino Unido.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x De Havilland Goblin 35 com 1.586 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 9,37 metros; envergadura 11,58 metros; altura 1,88 metros; área alar 24,34 metros quadrados.
Peso: vazio 3.320 kg; máximo 5.620 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 855/509 km/h; tecto de serviço 12.200 metros.
Autonomia: 1.963 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidades:

5801 - c/n 15072 - prev. s/n - o/c 1959 - wfu 1963 vendido. 
5802 - c/n 15073 - prev. s/n - o/c 1959 - wfu 1963 vendido.
 
Hunting Jet Provost T.2B
Pais de Origem: Reino Unido.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Armstrong Siddeley Viper 11 com 1.135 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 10,27 metros; envergadura 11,23 metros; altura 3,34 metros; área alar 19,79 metros quadrados.
Peso: vazio 2.113 kg; máximo 3.310 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 708/- km/h; tecto de serviço 13.400 metros.
Autonomia: 970 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidades: 
 
5803 - c/n  HP84-14 - prev. s/n G-AOUS - o/c 1959 - wfu 1959 devolvido ao fabricante.


Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1/2 (piloto).
Motor: 1x Pratt & Whitney F100-PW-220E com 11.160 kgf~de impulsão.
Dimensões: comprimento 15,03 metros; envergadura 9,45 metros; altura 5,09 metros; área alar xx,xx metros quadrados.
Peso: vazio 8.200 kg; máximo 16.100 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 2.160/- km/h; tecto de serviço 15.240 metros.
Autonomia: 1.800 km com 3.955 litros.
Armamento (interno): 1x canhão M61A1 de 20 mm.
Armamento (externo): AIM-9; AIM-7; AIM-120; AGM-65; GBU-31; GBU-38.
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidade: Esquadra 201 "Falcões"; Esquadra 301 "Jaguares".
 
15100 A Bloco 15 - c/n 61-529 - prev s/n 82-0936 - o/c 1999 - wfu 2009 - usado exposição estática
15101 A Block 20 MLU - c/n AA-01 - prev. s/n 93-0465 - o/c 1994 - wfu
15102 A Block 20 MLU - c/n AA-02 - prev. s/n 93-0466 - o/c 1994 - wfu
15103 A Block 20 MLU - c/n AA-03 - prev. s/n 93-0467 - o/c 1994 - wfu
15104 A Block 20 MLU - c/n AA-04 - prev. s/n 93-0468 - o/c 1994 - wfu
15105 A Block 20 MLU - c/n AA-05 - prev. s/n 93-0469 - o/c 1994 - wfu
15106 A Block 20 MLU - c/n AA-06 - prev. s/n 93-0470 - o/c 1994 - wfu
15107 A Block 20 MLU - c/n AA-07 - prev. s/n 93-0471 - o/c 1994 - wfu
15108 A Block 20 MLU - c/n AA-08 - prev. s/n 93-0472 - o/c 1994 - wfu
15109 A Block 20 MLU - c/n AA-09 - prev. s/n 93-0473 - o/c 1994 - wfu
15110 A Block 20 MLU - c/n AA-10 - prev. s/n 93-0474 - o/c 1994 - wfu
15111 A Block 15 OCU - c/n AA-11 - prev. s/n 93-0475 - o/c 1994 - w/o 08/03/2002 (Monte Real, Leiria)
15112 A Block 20 MLU - c/n AA-12 - prev. s/n 93-0476 - o/c 1994 - wfu
15113 A Block 20 MLU - c/n AA-13 - prev. s/n 93-0477 - o/c 1994 - wfu 
15114 A Block 20 MLU - c/n AA-14 - prev. s/n 93-0478 - o/c 1994 - wfu
15115 A Block 20 MLU - c/n AA-15 - prev. s/n 93-0479 - o/c 1994 - wfu
15116 A Block 20 MLU - c/n AA-16 - prev. s/n 93-0480 - o/c 1994 - wfu
15117 A Block 20 MLU - c/n AA-17 - prev. s/n 93-0481 - o/c 1994 - wfu
15118 B Block 20 MLU - c/n AB-1 - prev. s/n 93-0482 - o/c 1994 - wfu 
15119 B Block 20 MLU - c/n AB-2 - prev. s/n 93-0483 - o/c 1994 - wfu 
15120 B Block 20 MLU - c/n AB-3 - prev. s/n 93-0484 - o/c 1994 - wfu
15121 A Block 20 MLU - c/n 61-497 - prev. s/n 82-0904 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1601)
15122 A Block 20 MLU - c/n 61-511 - prev. s/n 82-0918 - 1999 - wfu 2020 para
Roménia (1613)
15123 A Block 20 MLU - c/n 61-534 - prev. s/n 82-0941 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1602)
15124 A Block 20 MLU - c/n 61-537 - prev. s/n 82-0944 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1603)
15125 A Block 20 MLU - c/n 61-541 - prev. s/n 82-0948 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1604)
15126 A Block 20 MLU - c/n 61-575 - prev. s/n 82-0982 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1605)
15127 A Block 20 MLU - c/n 61-592 - prev. s/n 82-0999 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1606)
15128 A Block 20 MLU - c/n 61-600 - prev. s/n 82-1007 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1607)
15129 A Block 20 MLU - c/n 61-610 - prev. s/n 82-1017 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1608) 
15130 A Block 20 MLU - c/n 61-615 - prev. s/n 82-1022 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1609)    
15131 A Block 20 MLU - c/n 61-621 - prev. s/n 83-1068 - 2006 - wfu
15132 A Block 20 MLU - c/n 61-626 - prev. s/n 83-1073 - 1999 - wfu 2020 para
Roménia (1614)
15133 A Block 20 MLU - c/n 61-629 - prev. s/n 83-1076 - 1999 - wfu
15134 A Block 20 MLU - c/n 61-630 - prev. s/n 83-1077 - 1999 - wfu 2020 para
Roménia (1615)
15135 A Block 20 MLU - c/n 61-633 - prev. s/n 83-1080 - 1999 - wfu 2020 para
Roménia (1616)
15136 A Block 20 MLU - c/n 61-634 - prev. s/n 83-1081 - 1999 - wfu
15137 B Block 20 MLU - c/n 62-091 - prev. s/n 81-0822 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1610)
15138 Block 20 MLU - c/n 62-117 - prev. s/n 83-1167 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1611)
15139 B Block 20 MLU - c/n 62-118 - prev. s/n 83-1168 - 1999 - wfu 2016 para
Roménia (1612)
15140 B Block 20 MLU - c/n 62-121 - prev. s/n 83-1171 - 1999 - w/o 28/01/2008  (Monte Real, Leiria)
15141 A Block 20 MLU - c/n 61-568 - prev s/n 82-0975 - 1999 - wfu 2020 para
Roménia (1617)
15142 A Block 20 MLU - c/n 61-545 - prev s/n 82-0952 - 1999 - wfu
15143 A Block 20 MLU - c/n 61-597 - prev s/n 82-1004 - 2020 - wfu
15144 B Block 20 MLU - c/n 62-099 - prev s/n 82-1033 - 2020 - wfu
15150 A Block 20 MLU - c/n 61-643 - prev s/n 83-1090 - 1999 - wfu 2009 exposto BA5 Monte Real.
15145 A Block 20 MLU - c/n 61-650 - prev s/n 83-1097 - 2004 - sto
15146 A Block 20 MLU - c/n 61-664 - prev s/n 83-1111 - 2004 - sto
15147 A Block 20 MLU - c/n 61-667 - prev s/n 83-1114 - 2004 - sto


Pais de Origem: França/Alemanha.
Tripulação: 2 (piloto-instrutor e instruendo).
Motor: 2x SNECMA-Turbomeca Larzac 04-C20 com 1.350 kg de impulsão cada.
Dimensões: comprimento 12,91 metros; envergadura 9.11 metros; altura 4,19 metros; área alar 17,50 metros quadrados.
Peso: vazio 4.650 kg; máximo 7.500 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 1.160/- km/h; tecto de serviço 14.021 metros.
Autonomia: 2.600 km.
Armamento (interno): 1x canhão de 27 mm.
Armamento (externo): até 2.200 kg (depósitos de combustível, bombas, misseis guiados, foguetes não guiados).
Capacidade de carga: n/a.
 
Unidades: Esquadra 301 "Jaguares"; Esquadra 103 "Caracóis". 

15201 - c/n 004 - prev s/n 40+04 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata 
15202 - c/n 006 - prev s/n 40+06 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata 
15203 - c/n 008 - prev s/n 40+08 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata 
15204 - c/n 015 - prev s/n 40+15 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata 
15205 - c/n 021 - prev s/n 40+21 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15206 - c/n 025 - prev s/n 40+25 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15207 - c/n 028 - prev s/n 40+28 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15208 - c/n 030 - prev s/n 40+30 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15209 - c/n 032 - prev s/n 40+32 - o/c 1993 - wfu 2009 exposto na BA11 Beja
15210 - c/n 033 - prev s/n 40+33 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15211 - c/n 037 - prev s/n 40+37 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15212 - c/n 039 - prev s/n 40+39 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15213 - c/n 041 - prev s/n 40+41 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15214 - c/n 045 - prev s/n 40+45 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata 
15215 - c/n 047 - prev s/n 40+47 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15216 - c/n 048 - prev s/n 40+48 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15217 - c/n 053 - prev s/n 40+53 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15218 - c/n 060 - prev s/n 40+60 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15219 - c/n 062 - prev s/n 40+62 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15220 - c/n 064 - prev s/n 40+64 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15221 - c/n 066 - prev s/n 40+66 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15222 - c/n 067 - prev s/n 40+67 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15223 - c/n 071 - prev s/n 40+71 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15224 - c/n 073 - prev s/n 40+73 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15225 - c/n 075 - prev s/n 40+75 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15226 - c/n 080 - prev s/n 40+80 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15227 - c/n 084 - prev s/n 40+84 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15228 - c/n 086 - prev s/n 40+86 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15229 - c/n 091 - prev s/n 40+91 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15230 - c/n 092 - prev s/n 40+92 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15231 - c/n 096 - prev s/n 40+96 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15232 - c/n 097 - prev s/n 40+97 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15233 - c/n 099 - prev s/n 40+99 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15234 - c/n 100 - prev s/n 41+00 - o/c 1993 - w/o 22/11/2003 (Beja)
15235 - c/n 101 - prev s/n 41+01 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15236 - c/n 103 - prev s/n 41+03 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
15237 - c/n 108 - prev s/n 41+08 - o/c 1993 - wfu 2009 exposto no Colégio Militar (2021)
15238 - c/n 110 - prev s/n 41+10 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15239 - c/n 113 - prev s/n 41+13 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15240 - c/n 117 - prev s/n 41+17 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15241 - c/n 118 - prev s/n 41+18 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15242 - c/n 122 - prev s/n 41+22 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15243 - c/n 123 - prev s/n 41+23 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15244 - c/n 127 - prev s/n 41+27 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15245 - c/n 131 - prev s/n 41+31 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15246 - c/n 133 - prev s/n 41+33 - o/c 1993 - wfu 2009 para Museu do Ar
15247 - c/n 144 - prev s/n 41+44 - o/c 1993 - wfu 2009 para sucata
15248 - c/n 146 - prev s/n 41+46 - o/c 1993 - wfu 2009 exposto na BA11 Beja 
15249 - c/n 152 - prev s/n 41+52 - o/c 1993 - wfu 2009 para CFMTFA 
15250 - c/n 170 - prev s/n 41+70 - o/c 1993 - wfu 2018 para sucata
 
Nota: em 2020, foram alienados 5 aeronaves Alpha Jet mais um lote de sobressalentes à empresa canadiana Top Aces Inc.
 
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off

Informação compilada por Nuno Miguel Nunes Neves da Silva das seguintes fontes:
1. www.emfa.pt; 
2. altimagem.blogspot.pt; 
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;

Sem comentários:

Enviar um comentário

Embraer KC-390

DADOS TÉCNICOS   Pais de Origem: Brasil/Portugal. Tipo: aeronave bimotor terrestre.... Tripulação: 3 (piloto, co-piloto,...). Motor: 2x Pr...