Dados Técnicos
Pais de Origem: Brasil/Portugal.
Tipo: Aeronave
monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano
de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de dois
lugares em tandem com cobertura transparente, destinado à instrução e
treino de pilotos e ataque ao solo.
Tripulação: 2 (piloto-instrutor e aluno).
Motor: 1x Pratt & Whitney PT6A-68C com 1.604 hp de potência.
Dimensões: comprimento 11,38 metros; envergadura 11,14 metros; altura 3,97 metros; área alar 19,40 metros quadrados.
Peso: vazio 3.200 kg; máximo 5.400 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 590/520 km/h; tecto de serviço 10.668 metros.
Autonomia: 1.330 km.
Armamento (interno): 1x metralhadora de 12,7 mm com 200 munições em cada asa.
Armamento (externo): 1.550 kg de bombas suspensas nas asas, em cinco suportes.
Capacidade de carga: n/a.
Histórico
O Embraer EMB-314 "Super Tucano" é uma aeronave turbohélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto Sipam/Sivam, e de treinador inicial para pilotos de caça.
O Super Tucano foi desenvolvido no Brasil pela Embraer e encontra-se em produção em duas linhas de montagem, no Brasil e nos Estados Unidos. Está certificado de acordo com os padrões militares mais atuais pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
A Embraer anunciou em 12 de abril de 2023, durante a feira LAAD Defence & Security, no Brasil, o lançamento da aeronave A-29 Super Tucano, na configuração da NATO,
com foco inicial no atendimento às necessidades de nações da Europa. A
nova versão da aeronave, denominada A-29N, incluirá equipamentos e
funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da Otan, tais
como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.
Percurso em Portugal
O Ministério da Defesa português assinou o contrato com a Embraer
para aquisição de 12 aeronaves A-29N "Super Tucano" que equiparão a Força
Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova
variante desta aeronave de treino avançado e ataque leve, a 16 de Dezembro de 2024.
Trata-se
de uma aeronave versátil e comprovada, igualmente adequada para missões
de Treino Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e
Informação, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A versão A-29N incorpora aviônicos avançados, sistemas de
comunicações específicos da NATO e capacidades adicionais, adaptadas
para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra,
Portugal torna-se a primeira nação a operar o A-29N, uma aeronave
projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.Segundo nota de imprensa da Força Aérea Portuguesa representada na
cerimónia pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General
João Cartaxo Alves, a aeronave A-29N Super Tucano cumpre com os
requisitos operacionais e logísticos definidos pela Força Aérea para
satisfazer as missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e
ou combinadas, garantindo a proteção armada às Forças no terreno e
permitindo a sua integração na Força de Reação Imediata ou Forças
Nacionais Destacadas em cenários de baixa ameaça, em Teatros de Operação
remotos no continente africano, integrados no Espaço Estratégico de
Interesse Nacional Conjuntural, onde a ameaça é, maioritariamente,
assimétrica.
Numa perspetiva de complementaridade, esta aeronave é
ainda adequada para preencher a ausência de capacidade orgânica na
Força Aérea no tocante à formação avançada de pilotagem, podendo
constituir um ativo de relevante valor estratégico para uma futura
contribuição nacional para as iniciativas da NATO.
A escolha por
esta aeronave, fabricada pela Embraer, relevou ainda a oportunidade de
desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano para uma configuração
NATO, com envolvimento da indústria nacional e requisitos técnicos,
operacionais e de certificação a definir pela Força Aérea, reforçando a
posição de Portugal no setor aeronáutico internacional e representando
uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da Base Tecnológica e
Industrial de Defesa.
O contrato inclui ainda simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística.
As três primeiras aeronaves chegaram, no passado dia 31 de agosto, a Portugal, após terem descolado
de Gavião Peixoto, no Brasil, no dia 25 de agosto.
As aeronaves realizaram escalas técnicas em Recife, Fernando de
Noronha, Cabo Verde e Ilhas Canárias, antes de aterrar na OGMA, em
Alverca, pelas 13H47.
As aeronaves encontram-se agora na OGMA, a fim de prosseguirem os trabalhos para, posteriormente, serem entregues à Força Aérea.
Unidades
Esquadra xxx "xxxxxx".
Matriculas
01 - (PT-CXA) - c/n 31400296 - o/c 2025 - wfu.
02 - (PT-CYV) - c/n 31400291 - o/c 2025 - wfu.
03 - (PT-CVN) - c/n 31400293 - o/c 2025 - wfu.
04 - (PT-CUS) - c/n 31400294 - o/c 2025 - wfu.
05 - (PT-CYU) - c/n 31400297 - o/c 2025 - wfu.
06 - c/n - o/c 2025 - wfu.
07 - c/n - o/c 2025 - wfu.
08 - c/n - o/c 2025 - wfu.
09 - c/n - o/c 2025 - wfu.
10 - c/n - o/c 2025 - wfu.
11 - c/n - o/c 2025 - wfu.
12 - c/n - o/c 2025 - wfu.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
Modelismo
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=56950

Fontes
Wikipédia.
http://www.passarodeferro.com
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