domingo, 15 de dezembro de 2024

EMBRAER A-29N "Super Tucano"

  
Dados Técnicos
Pais de Origem: Brasil/Portugal.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de dois lugares em tandem com cobertura transparente, destinado à instrução e treino de pilotos e ataque ao solo.
Tripulação: 2 (piloto-instrutor e aluno).
Motor: 1x Pratt & Whitney PT6A-68C com 1.604 hp de potência.
Dimensões: comprimento 11,38 metros; envergadura 11,14 metros; altura 3,97 metros; área alar  19,40 metros quadrados.
Peso: vazio 3.200 kg; máximo 5.400 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 590/520 km/h; tecto de serviço 10.668 metros.
Autonomia: 1.330 km.
Armamento (interno): 1x metralhadora de 12,7 mm com 200 munições em cada asa.
Armamento (externo): 1.550 kg de bombas suspensas nas asas, em cinco suportes.
Capacidade de carga: n/a.
 
Histórico 
O Embraer EMB-314 "Super Tucano" é uma aeronave turbohélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto Sipam/Sivam, e de treinador inicial para pilotos de caça.
O Super Tucano foi desenvolvido no Brasil pela Embraer e encontra-se em produção em duas linhas de montagem, no Brasil e nos Estados Unidos. Está certificado de acordo com os padrões militares mais atuais pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
A Embraer anunciou em 12 de abril de 2023, durante a feira LAAD Defence & Security, no Brasil, o lançamento da aeronave A-29 Super Tucano, na configuração da NATO, com foco inicial no atendimento às necessidades de nações da Europa. A nova versão da aeronave, denominada A-29N, incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da Otan, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.
 
Percurso em Portugal
O Ministério da Defesa português assinou o contrato com a Embraer para aquisição de 12 aeronaves A-29N "Super Tucano" que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treino avançado e ataque leve, a 16 de Dezembro de 2024. 
Trata-se de uma aeronave versátil e comprovada, igualmente adequada para missões de Treino Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Informação, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A versão A-29N incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da NATO e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal torna-se a primeira nação a operar o A-29N, uma aeronave projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.
Segundo nota de imprensa da Força Aérea Portuguesa representada na cerimónia pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, a aeronave A-29N Super Tucano cumpre com os requisitos operacionais e logísticos definidos pela Força Aérea para satisfazer as missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e ou combinadas, garantindo a proteção armada às Forças no terreno e permitindo a sua integração na Força de Reação Imediata ou Forças Nacionais Destacadas em cenários de baixa ameaça, em Teatros de Operação remotos no continente africano, integrados no Espaço Estratégico de Interesse Nacional Conjuntural, onde a ameaça é, maioritariamente, assimétrica.
Numa perspetiva de complementaridade, esta aeronave é ainda adequada para preencher a ausência de capacidade orgânica na Força Aérea no tocante à formação avançada de pilotagem, podendo constituir um ativo de relevante valor estratégico para uma futura contribuição nacional para as iniciativas da NATO.
A escolha por esta aeronave, fabricada pela Embraer, relevou ainda a oportunidade de desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano para uma configuração NATO, com envolvimento da indústria nacional e requisitos técnicos, operacionais e de certificação a definir pela Força Aérea, reforçando a posição de Portugal no setor aeronáutico internacional e representando uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
O contrato inclui ainda simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística.
As três primeiras aeronaves chegaram, no passado dia 31 de agosto, a Portugal, após terem descolado de Gavião Peixoto, no Brasil, no dia 25 de agosto.
As aeronaves realizaram escalas técnicas em Recife, Fernando de Noronha, Cabo Verde e Ilhas Canárias, antes de aterrar na OGMA, em Alverca, pelas 13H47.
As aeronaves encontram-se agora na OGMA, a fim de prosseguirem os trabalhos para, posteriormente, serem entregues à Força Aérea.
 
Unidades
Esquadra xxx "xxxxxx".

Matriculas
01 - (PT-CXA) - c/n 31400296 - o/c 2025 - wfu.
02(PT-CYV) - c/n 31400291 - o/c 2025 - wfu.
03 - (PT-CVN) - c/n 31400293 - o/c 2025 - wfu.
04(PT-CUS) - c/n 31400294 - o/c 2025 - wfu.
05 - (PT-CYU) - c/n 31400297 - o/c 2025 - wfu.
06c/n - o/c 2025 - wfu.
07c/n - o/c 2025 - wfu.
08c/n - o/c 2025 - wfu.
09c/n - o/c 2025 - wfu.
10c/n - o/c 2025 - wfu.
11c/n - o/c 2025 - wfu.
12c/n - o/c 2025 - wfu. 
 
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
 
Modelismo
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=56950


Fontes
Wikipédia.
http://www.passarodeferro.com

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