sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Lockheed P-3P/C CUP +/C CUP II "Orion"


Pais de Origem:
Estados Unidos da América.
 
Tripulação: 11 (piloto, co-piloto,...).
Motor: 4x Allison T56-A-14 com 4.900 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 35,60 metros; envergadura 30,40 metros; altura 10,30 metros; área alar 120,77 metros quadrados.
Peso: vazio 27.900 kg; máximo 63.400 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 760/610 km/h; tecto de serviço 8.600 metros.
Autonomia: 9.020 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): até 9.000 kg (bombas, minas, torpedos e cargas de profundidade). 
Capacidade de carga: n/a.

Historial 
O P-3C CUP+ resulta de um programa de modernização de cinco P-3C adquiridos à Holanda, tendo o protótipo sido formalmente entregue em setembro de 2010.
Mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Ficou também equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas.
A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia, raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível.
Iniciou a sua operação a 1 de janeiro de 2011, tendo efetuado o seu "Batismo de Fogo" na Operação "Ocean Shield" ao serviço da NATO no Oceano Índico, em missões de combate à Pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100% e com capacidade de lançar o seguinte armamento: AGM-84 HARPOON, AGM-65F/G MAVERICK, Torpedo MK-46 A(s), Bombas MK-82/83/84 e Minas MK 36.
 
Unidade
Esquadra 601 "Lobos".
 
Matriculas 
14801 - P-3P - c/n 185B-5401 - prev. s/n 155292/A9-292 - o/c 1987 - wfu 2010 para sucata 2017.
14802 - P-3P - c/n 185B-5402 - prev. s/n 155293/A9-293 - o/c 1987 - wfu 2010 para sucata 2017.
14803 - P-3P - c/n 185B-5403 - prev. s/n 155294/A9-294 - o/c 1987 - wfu 2010 para sucata 2012.
14804 - P-3P - c/n 185B-5404 - prev. s/n 155295/A9-295 - o/c 1987 - wfu 2010.
14805 - P-3P - c/n 185B-5405 - prev. s/n 155297/A9-297 - o/c 1987 - wfu 2010 para sucata 2012.
14806 - P-3P - c/n 185B-5406 - prev. s/n 155298/A9-298 - o/c 1987 - wfu 2010 - Museu do Ar (2017).
14807 - P-3C CUP+ - c/n 285E-5733 - prev. s/n 161368/300 - o/c 2010 - wfu.
14808 - P-3C CUP+ - c/n 285E-5750 - prev. s/n 161372/304 - o/c 2010 - wfu.
14809 - P-3C CUP+ - c/n 285E-5758 - prev. s/n 161374/306 - o/c 2010 - wfu.
14810 - P-3C CUP+ - c/n 285E-5762 - prev. s/n 161375/307 - o/c 2010 - wfu.
14811 - P-3C CUP+ - c/n 285E-5773 - prev. s/n 161378/310 - o/c 2010 - wfu.
24812 - P-3C CUP II - c/n 285E-5745 - prev. s/n 161371/303/60+03 - o/c - wfu.
24813 - P-3C CUP II - c/n 285E-5754 - prev. s/n 161373/305/60+04 - o/c 2025 - wfu.
24814 - P-3C CUP II - c/n 285E-5765 - prev. s/n 161376/308/60+05 - o/c 2024 - wfu.
24815 - P-3C CUP II - c/n 285E-5769 - prev. s/n 161377/309/60+06 - o/c 2024 - wfu.
24816 - P-3C CUP II - c/n 285E-5774 - prev. s/n 161379/311/60+07 - o/c 2024 - wfu.
24817 - P-3C CUP II - c/n 285E-5776 - prev. s/n 161380/312/60+08 - o/c 2024 - wfu.

o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
 
Modelismo 
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=3033
 
 
Informação compilada por Nuno Miguel Nunes Neves da Silva das seguintes fontes:
1. www.emfa.pt; 
2. altimagem.blogspot.pt; 
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;
5. http://www.passarodeferro.com

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