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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Espanha.
Tipo:
Aeronave bimotor turbohélice de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano
de asa alta, revestimento metálico, cabina integrada com a fuselagem,
destinado ao transporte militar de média distância.
Tripulação: 2 (piloto, co-piloto).
Motor: 2x Pratt & Whitney Canada PW127G com 2.645 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 24,90 metros; envergadura 25,81 metros; altura 8,66 metros; área alar 74,00 metros quadrados.
Peso: vazio 9.500 kg; máximo 23.200 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 482/447 km/h; tecto de serviço 9.144 metros.
Autonomia: 4.500 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 9.250 kg de carga; 66 passageiros/militares; 45 páraquedistas ou 24 macas.
Tripulação: 2 (piloto, co-piloto).
Motor: 2x Pratt & Whitney Canada PW127G com 2.645 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 24,90 metros; envergadura 25,81 metros; altura 8,66 metros; área alar 74,00 metros quadrados.
Peso: vazio 9.500 kg; máximo 23.200 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 482/447 km/h; tecto de serviço 9.144 metros.
Autonomia: 4.500 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 9.250 kg de carga; 66 passageiros/militares; 45 páraquedistas ou 24 macas.
DESENVOLVIMENTO
O Airbus Casa C-295 é um bimotor turbohélice desenvolvido para o transporte tático militar pela Construcciones Aeronáuticas S.A. – Casa, parte da antiga EADS, agora também Airbus.
Desenvolvido a partir da aeronave de transporte civil CASA CN-235 com fuselagem alongada, carga útil 50% maior e novos propulsores PW127G. O primeiro pedido foi da Força Aérea da Espanha.
A aeronave é usada por diversas forças aéreas ao redor do mundo. Compete em diversas concorrências, normalmente com o Alenia C-27J Spartan. Tem sido proposto como aeronave de patrulha marítima, conhecido por Persuader, com o sistema de missão Casa Fits (Fully Integrated Tactical System).
UNIDADE ONDE OPERA EM PORTUGAL
Esquadra 502 "Elefantes".MATRICULAS
16701 M - c/n 041 - o/c 2008 - wfu.
16702 M - c/n 042 - o/c 2008 - wfu.
16703 M - c/n 047 - o/c 2008 - wfu.
16704 M - c/n 048 - o/c 2008 - wfu.
16705 M - c/n 057 - o/c 2008 - wfu.
16706 M - c/n 059 - o/c 2008 - wfu.
16707 M - c/n 061 - o/c 2008 - wfu.
16708 MPA - c/n 052 - o/c 2008 - wfu.
16709 MPA - c/n 055 - o/c 2008 - wfu.
16710 MPA - c/n 063 - o/c 2008 - wfu.
16711 MPA - c/n 064 - o/c 2008 - wfu.
16712 MPA - c/n 065 - o/c 2008 - wfu.
16702 M - c/n 042 - o/c 2008 - wfu.
16703 M - c/n 047 - o/c 2008 - wfu.
16704 M - c/n 048 - o/c 2008 - wfu.
16705 M - c/n 057 - o/c 2008 - wfu.
16706 M - c/n 059 - o/c 2008 - wfu.
16707 M - c/n 061 - o/c 2008 - wfu.
16708 MPA - c/n 052 - o/c 2008 - wfu.
16709 MPA - c/n 055 - o/c 2008 - wfu.
16710 MPA - c/n 063 - o/c 2008 - wfu.
16711 MPA - c/n 064 - o/c 2008 - wfu.
16712 MPA - c/n 065 - o/c 2008 - wfu.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=26204
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FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
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