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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Reino Unido.
Tipo: Aeronave
bimotor terrestre de trem de aterragem convencional retráctil,
monoplano de asa baixa, revestimento a madeira (contraplacado), cabina
integrada na fuselagem, destinado à instrução de tripulações.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 2x Armstrong Siddeley Cheetah X com 375 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 10,49 metros; envergadura 16,22 metros; altura 3,37 metros; área alar 32,02 metros quadrados.
Peso: vazio 2.437 kg; máximo 3.420 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 300/260 km/h; tecto de serviço 5.928 metros.
Autonomia: 1.100 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 5 instruendos/passageiros.
DESENVOLVIMENTO
O Airspeed Oxford foi o primeiro avião monoplano bimotor de treinamento avançado da RAF. Foi desenvolvido a partir de um modelo comercial da Airspeed, o Envoy III e realizou seu primeiro voo em 19 de Junho de 1937. Esteve em serviço de 1937 até 1954 e atingiu a incrível marca de 8.751 exemplares construídos.
Das diversas versões produzidas destacam-se a versão Mk.I,
destinada a escolas de metralhadores e de bombardeadores, a versão
Mk.II, para escolas de navegadores e radioperadores e a versão Mk.III
que foi usada como ambulância e transporte leve.
UNIDADES ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Base Aérea n.º 1, Sintra (treino de bombardeamento e navegação); Esquadrilha B; Centro de Aviação Naval de Aveiro; Base Aérea n.º 5, S. Jacinto e Base Aérea n.º 3, Tancos.
MATRICULAS
500 Mk. I - c/n - prev. s/n LX489 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
502 Mk. I - c/n - prev. s/n LX502 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
503 Mk. I - c/n - prev. s/n LX503 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
508 Mk. I - c/n - prev. s/n LX504 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
509 Mk. I - c/n - prev. s/n LX505 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
510 Mk. I - c/n - prev. s/n LX506 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
O-1/2101 Mk. I - c/n - prev. s/n LX417 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
O-2/2102 Mk. I - c/n - prev. s/n LX418 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
O-3/2103 Mk. I - c/n - prev. s/n LX419 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
O-4/2104 Mk. I - c/n - prev. s/n LX420 - o/c 1943 - w/o 03/12/1956 (Vila Nova da Rainha).
O-5/2105 Mk. I - c/n - prev. s/n LX421 - o/c 1943 - wfu 1957 para sucata.
O-6/2106 Mk. I - c/n - prev. s/n LX422 - o/c 1943 - wfu 1960 para sucata.
O-7/2107 Mk. II - c/n - prev. s/n - o/c 1947 - wfu 1960 para sucata.
O-8/2108 Mk. II - c/n - prev. s/n - o/c 1947 - wfu 1960 para sucata.
O-9/2109 Mk. II - c/n - prev. s/n - o/c 1947 - wfu 1960 para sucata.
O-10/2110 Mk. II - c/n - prev. s/n - o/c 1947 - wfu 1960 para sucata.
O-11/2111 Mk. II - c/n - prev. s/n - o/c 1947 - wfu 1960 para sucata.
O-12 Mk. II - c/n - prev. s/n - o/c 1947 - wfu 1960 para sucata.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/pt/topics/topic.php?id=229

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FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
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