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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tipo: Aeronave bimotor terrestre de tram de aterragem convencional retrátil, monoplano de asa baixa, duplo estabilizador vertical, revestimento metálico, cabina integrada na fuselagem, destinado a tranporte ligeiro e instrução de navegação e bombardeamento.
Tripulação: 2 (piloto e co-piloto).
Motor: 2x Pratt & Whitney R-985-AN-1 Wasp Junior com 450 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 10,40 metros; envergadura 14,50 metros; altura 2,90 metros; área alar 32,10 metros quadrados.
Peso: vazio 2.800 kg; máximo 3.958 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 346/- km/h; tecto de serviço 6.522 metros.
Autonomia: 1.368 km.
Armamento (interno): instrução - 2x metralhadoras de 7,7 mm (1 no nariz e outra em torre dorsal).
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 6 passageiros ou instruendos.
DESENVOLVIMENTO
O Beechcraft Model 18 é um avião norte-americano bimotor monoplano de asa baixa, de construção metálica semi-monocoque, para seis a onze passageiros e dois pilotos. O projeto da aeronave era bem convencional, exceto pela deriva dupla. Foi fabricado por mais de trinta anos, entre 1937 e 1970,
atingindo mais de 9 000 unidades. Por outro lado, a motorização sofreu
várias modificações com o tempo, sempre buscando o aumento da carga útil
e uma maior velocidade.
Inicialmente, foi utilizado por companhias de transporte do Canadá. Seguiram-se diferentes versões militares durante a Segunda Guerra Mundial.
As principais foram a C-45 (ligação e transporte), a AT-7 (treinamento
de navegação), a AT-11 (bombardeiro de treinamento) e a F2 (fotografia e
reconhecimento). Após a guerra, surgiu a primeira versão comercial do
denominada Model D18S. Esta versão estava equipada para transportar oito
passageiros, possuía um alcance maior e aumento da carga útil.
UNIDADES ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Bases Navais do Montijo e S. Jacinto, Esquadrilha de Ligação e Treino (Angola).
MATRICULAS
BC-1/2501 - AT-11 - c/n 1346 - prev. s/n 41-27501 - o/c 1948 - wfu 1976 para sucata (1998).
BC-2/2502 - AT-11 - c/n 1269 - prev. s/n 41-27424 - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-3/2503 - AT-11 - c/n 1199 - prev. s/n 41-27354 - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-4/2504 - AT-11 - c/n 1467 - prev. s/n 41-27662 - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-5/2505 - AT-11 - c/n 1467 - prev. s/n 41-27662 - o/c 1948 - wfu 1976 para Museu do Ar.
BC-6/2506 - AT-11 - c/n 4072 - prev. s/n 42-37479 - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-7/2507 - D-18S - c/n A-390 - prev. s/n - o/c 1948 - w/o 01/06/1959 (Rio Tejo).
BC-8/2508 - D-18S - c/n A-391 - prev. s/n - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-9/2509 - D-18S - c/n A-392 - prev. s/n - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-10/2510 - D-18S - c/n - prev. s/n - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-11/2511 - D-18S - c/n - prev. s/n - o/c 1948 - wfu 1976.
BC-12/2512 - D-18S - c/n - prev. s/n - o/c 1948 - w/o 22/07/1965 (Lumiar).
2513 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para Museu do Ar.
2514 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para sucata.
2515 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para Museu do Ar.
2516 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para Museu do Ar.
2517 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para Museu do Ar.
2518 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para sucata.
2519 C-45H - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para sucata.
2520 IIIN - c/n CA44 - prev. s/n 1469 - o/c 1959 - wfu 1976 para sucata.
2521 IIIN - c/n CA60 - prev. s/n 1485 - o/c 1959 - wfu 1976 para sucata.
2522 IIIN - c/n CA76 - prev. s/n 2278 - o/c 1959 - wfu 1976 para sucata.
2523 IIIN - c/n CA86 - prev. s/n 2288 - o/c 1959 - wfu 1976 para sucata.
2524 IIIN - c/n CA93 - prev. s/n 2295 - o/c 1959 - wfu 1976 para sucata.
2525 IIIN - c/n CA94 - prev. s/n 2296 - o/c 1959 - wfu 1976 para sucata.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=577
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FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
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