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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Reino Unido.
Tipo:
Aeronave bimotor terrestre de trem de aterragem retráctil, monoplano
de asa baixa, revestimento a tela, cabina integrada com a fuselagem,
destinado ao reconhecimento aéreo.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 2x Armstrong Siddeley Cheetah IX com 350 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 12,84 metros; envergadura 17,18 metros; altura 3,98 metros; área alar 38,09 metros quadrados.
Peso: vazio 2.430 kg; máximo 4.650 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 300/180 km/h; tecto de serviço 5.200 metros.
Autonomia: 1.260 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 5 passageiros/instruendos.
DESENVOLVIMENTO
O Avro Anson foi uma aeronave britânica que serviu a Royal Air Force, a Fleet Air Arm, a Real Força Aérea Canadiana e outras forças aéreas por todo o mundo, antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Desenvolvido a partir do Avro 652, o Anson, cujo nome vem do almirante britânico George Anson, foi desenvolvido para reconhecimento aéreo,
mas foi considerado rapidamente obsoleto para esta missão. Após isto
encontrou-se um novo papel para o avião, que passaria a desempenhar a
missão de aeronave de treino. Em 1952, quando a produção cessou, mais de 11 000 unidades tinham sido produzidas em nove variantes diferentes.
UNIDADES ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Base Aérea n.º 1, Sintra; Base Aérea n.º 2, Ota; Base Aérea n.º 3, Tancos; Base Aérea n.º 4, Lajes (Açores); Grupo Independente de Aviação de Caça, Espinho e Esquadrilha de Ligação e Transporte.
MATRICULAS
211/2211 - c/n - prev. s/n NK217 - o/c 1945 - wfu 1955 para sucata.
212/2212 - c/n - prev. s/n LT594 - o/c 1945 - wfu 1955 para sucata.
213/2213 - c/n 1334 - prev. s/n NK182 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
214/2214 - c/n 1335 - prev. s/n NK347 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
215/2215 - c/n 1336 - prev. s/n NK444 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
216/2216 - c/n 1337 - prev. s/n NK476 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
217/2217 - c/n 1338 - prev. s/n NK483 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
218/2218 - c/n 1339 - prev. s/n NK484 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
219/2219 - c/n 1370 - prev. s/n MG690 - o/c 1947 - w/o 06/07/1954 (Nazaré, Leiria).
220/2220 - c/n 1371 - prev. s/n MG692 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
221/2221 - c/n 1372 - prev. s/n MG696 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
222/2222 - c/n 1373 - prev. s/n MG221 - o/c 1947 - wfu 1955 para sucata.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=457
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FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
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