
DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Reino Unido/Portugal.
Tipo:
Aeronave monomotor terrestre de trem de aterragem convencional fixo com
roda de cauda, monoplano de asas alta, totalmente revestido a tela,
destinado a missões de observação e ligação.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Lycoming O-320-B2B com 160 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,12 metros; envergadura 10,97 metros; altura 2,41 metros; área alar 17,18 metros quadrados.
Peso: vazio 658 kg; máximo 1.112 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 211/174 km/h; tecto de serviço 3.900 metros.
Autonomia: 740 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 2 passageiros.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Lycoming O-320-B2B com 160 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,12 metros; envergadura 10,97 metros; altura 2,41 metros; área alar 17,18 metros quadrados.
Peso: vazio 658 kg; máximo 1.112 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 211/174 km/h; tecto de serviço 3.900 metros.
Autonomia: 740 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 2 passageiros.
DESENVOLVIMENTO
O Beagle Husky (originalmente Auster D.5 e inicialmente designado Auster
J/1Y) foi uma aeronave leve britânica de três lugares, construída na década de
1960, a partir de uma solicitação da Força Aérea Portuguesa para uma aeronave
de ligação/treinamento, um desenvolvimento do Auster Alpha. Voou pela primeira
vez como um projeto Auster em janeiro de 1960, mas a empresa foi adquirida pela
Beagle Aircraft em setembro daquele ano. Estava inicialmente disponível com um
motor Lycoming O-320 de 160 hp como Auster D5/160.
UNIDADES ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (Angola); Base Aérea n.º 9, Luanda; Aerodromo-Base n.º 3, Negage.
MATRICULAS
3670 - c/n 3651 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LEE.
3501 - c/n 3652 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFA.
3502 - c/n 3653 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFG.
3503 - c/n 3654 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFB.
3504 - c/n 3655 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFD.
3505 - c/n 3656 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFC.
3506 - c/n 3657 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LDQ.
3507 - c/n 3658 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFI.
3508 - c/n 3659 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para CR-LFE.
3509 - c/n 3660 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para sucata.
3510 - c/n 3661 - prev. s/n - o/c 1960 - wfu 1976 para sucata.
3511 - c/n 3663 - prev. s/n - o/c 1961 - w/o 1976 para sucata.
3512 - D-5/180 - c/n 3670 - prev. s/n - o/c 1961 - wfu 1976 para sucata.
3513 - c/n 3662 - prev. s/n - o/c 1961 - wfu 1976 para sucata.
3514 - c/n 3664 - prev. s/n - o/c 1961 - wfu 1976 para sucata.
3515 - c/n 3665 - prev. s/n - o/c 1961 - w/o 8/12/1964 (Cabedu).
3516 - c/n OGMA1 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3517 - c/n OGMA2 - o/c 1962 - w/o 26/03/1963 (Gago Coutinho).
3518 - c/n OGMA3 - o/c 1963 - wfu 1976 para sucata.
3519 - c/n OGMA4 - o/c 1963 - wfu 1976 para sucata.
3520 - c/n OGMA5 - o/c 1962 - w/o 30/08/1963 (Muxaluando).
3521 - c/n OGMA6 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3522 - c/n OGMA8 - o/c 1962 - w/o 13/04/1971 (local desconhecido).
3523 - c/n OGMA11 - o/c 1962 - w/o 10/03/1964 (Posto Tridente).
3524 - c/n OGMA12 - o/c 1962 - w/o 06/09/1964 (Tabi).
3525 - c/n OGMA13 - o/c 1962 - w/o 01/09/1974 (local desconhecido).
3526 - c/n OGMA14 - o/c 1962 - w/o 20/05/1964 (local desconhecido).
3527 - c/n OGMA15 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3528 - c/n OGMA16 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3529 - c/n OGMA17 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3530 - c/n OGMA18 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3531 - c/n OGMA19 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3532 - c/n OGMA20 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3533 - c/n OGMA21 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3534 - c/n OGMA22 - o/c 1962 - w/o 04/09/1965 (Sazaire).
3535 - c/n OGMA23 - o/c 1962 - w/o 02/08/1972 (local desconhecido).
3536 - c/n OGMA24 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3537 - c/n OGMA25 - o/c 1962 - wfu 1976 para sucata.
3538 - c/n OGMA26 - o/c 1962 - w/o 1976 para sucata.
3539 - c/n OGMA27 - o/c 1962 - w/o 1976 para sucata.
3540 - c/n OGMA28 - o/c 1962 - w/o 1976 para sucata.
3541 - c/n OGMA29 - o/c 1962 - w/o 1976 para sucata.
3542 - c/n OGMA30 - o/c 1962 - w/o 24/06/1963 (Luange).
3543 - c/n OGMA31 - o/c 1962 - w/o 24/06/1963 (Luange).
3544 - c/n OGMA32 - o/c 1962 - w/o 1976 para sucata.
3545 - c/n OGMA33 - o/c 1962 - w/o 22/07/1964 (Sangonha).
3546 - c/n OGMA43 - o/c 1963 - w/o 04/09/1963 (Bissau).
3547 - c/n OGMA44 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3548 - c/n OGMA45 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3549 - c/n OGMA46 - o/c 1963 - w/o 09/08/1967 (Mueda).
3550 - c/n OGMA47 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3551 - c/n OGMA48 - o/c 1963 - w/o 29/08/1970 (Tete).
3552 - c/n OGMA49 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3553 - c/n OGMA50 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3554 - c/n OGMA52 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3555 - c/n OGMA53 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3556 - c/n OGMA54 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3557 - c/n OGMA55 - o/c 1963 - w/o 09/09/1965 (Lagoa Pati).
3558 - c/n OGMA56 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3559 - c/n OGMA57 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3560 - c/n OGMA58 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3561 - c/n OGMA59 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3562 - c/n OGMA60 - o/c 1963 - w/o 04/03/1965 (Praia do Macuti).
3563 - c/n OGMA61 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3564 - c/n OGMA70 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3565 - c/n OGMA78 - o/c 1963 - w/o 1976 para sucata.
3566 - c/n OGMA84 - o/c 1963 - w/o 27/06/1966 (Mata do Café).
3567 - c/n OGMA85 - o/c 1964 - w/o 11/12/1968 (São Salvador).
3568 - c/n OGMA86 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
3569 - c/n OGMA87 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
3570 - c/n OGMA88 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
3571 - c/n OGMA89 - o/c 1964 - w/o 16/02/1965 (Neluangue).
3572 - c/n OGMA90 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
3573 - c/n OGMA91 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
3574 - c/n OGMA92 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
3575 - c/n OGMA93 - o/c 1964 - w/o 1976 para sucata.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/pt/topics/topic.php?id=184997
.jpg)
FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
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