Dados Técnicos
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de dois lugares em tandem com cobertura transparente, destinado à instrução e treino de pilotos.
Tripulação: 2 (piloto instrutor e aluno).
Motor: 1x Allison J33-A-35 com 2 450 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 11,49 metros; envergadura 11,86 metros; altura 3,57 metros; área alar 22,07 metros quadrados.
Peso: vazio 3.775 kg; máximo 6.865 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 970/xxx km/h; tecto de serviço 14.600 metros.
Autonomia: 2.050 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 2x bombas de 450 kg; 8x foguetes.
Capacidade de carga: n/a.
Tripulação: 2 (piloto instrutor e aluno).
Motor: 1x Allison J33-A-35 com 2 450 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 11,49 metros; envergadura 11,86 metros; altura 3,57 metros; área alar 22,07 metros quadrados.
Peso: vazio 3.775 kg; máximo 6.865 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 970/xxx km/h; tecto de serviço 14.600 metros.
Autonomia: 2.050 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 2x bombas de 450 kg; 8x foguetes.
Capacidade de carga: n/a.
Unidades
Esquadra 20 (Esquadrilha de Voo Sem Visibilidade) (1953-1955); Esquadra 22 (Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem)/(Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem de Aviões de Caça) (1955-1977); Esquadra 103 "Caracóis" (1977-.
Matriculas
1901 - c/n 6617 - prev. s/n 51-8833 - o/c 1953 - w/o 15/07/1959 (Golegã, Santarém).
1902 - c/n xxxx - prev. s/n 51-8928 - o/c 1953 - w/o 01/03/1962 (Ota, Santarém).
1903 - c/n 7140 - prev. s/n 51-17447 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1904 - c/n 7141 - prev. s/n 51-17448 - o/c 1953 - w/o 19/09/1961 (Peniche).
1905 - c/n 7476 - prev. s/n 51-17496 - o/c 1953 - wfu 1990 para sucata.
1906 - c/n 7520 - prev. s/n 51-17520 - o/c 1953 - w/o 16/08/1960 (Serra de Alvaiázere, Tomar).
1907 - c/n xxxx - prev. s/n 51-1616 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1908 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3048 - o/c 1953 - w/o 05/07/1962 (Ota, Santarém).
1909 - c/n xxxx - prev. s/n 55-083 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1910 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3086 - o/c 1953 - w/o 02/08/1967 (Ota, Santarém).
1911 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3088 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1912 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3090 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1913 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3087 - o/c 1953 - w/o 03/07/1968 (Ota, Santarém).
1914 - c/n xxxx - prev. s/n 53-3085 - o/c 1953 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1915 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3049 - o/c 1953 - w/o 12/03/1965 (Cartaxo, Santarém).
1916 - c/n 8813 - prev. s/n 53-5474 - o/c 1960 - wfu 1982 para Museu do Ar.
1917 - c/n 8885 - prev. s/n 53-5546 - o/c 1960 - wfu 06/08/1965 (Monte Real, Leiria).
1918 - c/n xxxx - prev. s/n 55-4362 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1919 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1602 - o/c 1968 - wfu 1992 - exposto Constância, Santarém.
1920 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1605 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1921 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1623 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1922 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1624 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1923 - c/n xxxx - prev. s/n 57-240 - o/c 1968 -wfu 1992 para Museu do Ar.
1924 - c/n xxxx - prev. s/n 57-541 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1925 - c/n xxxx - prev. s/n 57-690A - o/c 1968 -w/o 05/01/1979 (Monte Real, Leiria)
1926 - c/n xxxx - prev. s/n 57-694A - o/c 1968 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1927 - c/n xxxx - prev. s/n 57-695A - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1928 - c/n xxxx - prev. s/n 51-17513/FT-21 - o/c 1979 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1929 - c/n xxxx - prev. s/n 53-5752/FT-28 - o/c 1979 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1930 - c/n xxxx - prev. s/n 53-5754/FT-30 - o/c 1979 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1951 - c/n 0045 - prev. s/n 21045 - o/c 1959 - wfu 1969 exposto BA11 - Beja.
1952 - c/n 0228 - prev. s/n 21228 - o/c 1959 - wfu 1970 exposto Inst. Altos Estudos Militares.
1953 - c/n 0317 - prev. s/n 21317 - o/c 1959 - wfu 1969 para sucata.
1954 - c/n 0318 - prev. s/n 21318 - o/c 1959 - wfu 1970 para sucata.
1955 - c/n 0332 - prev. s/n 21332 - o/c 1959 - wfu 1970 para sucata.
o/c - on charge; w/o - write off; wfu - withdrawn from service.
Modelismo
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=3042.

Fontes
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
MIRANDA, Jorge Manuel Brochado - Acidentes Mortais em Aeronaves 1917-2016 - Arquivo Histórico da Força Aérea - 30/09/2016.
Sem comentários:
Enviar um comentário