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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de dois lugares em tandem com cobertura transparente, destinado à instrução e treino de pilotos.
Tripulação: 2 (piloto instrutor e aluno).
Motor: 1x Allison J33-A-35 com 2 450 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 11,49 metros; envergadura 11,86 metros; altura 3,57 metros; área alar 22,07 metros quadrados.
Peso: vazio 3.775 kg; máximo 6.865 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 970/xxx km/h; tecto de serviço 14.600 metros.
Autonomia: 2.050 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 2x bombas de 450 kg; 8x foguetes.
Capacidade de carga: n/a.
Tripulação: 2 (piloto instrutor e aluno).
Motor: 1x Allison J33-A-35 com 2 450 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 11,49 metros; envergadura 11,86 metros; altura 3,57 metros; área alar 22,07 metros quadrados.
Peso: vazio 3.775 kg; máximo 6.865 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 970/xxx km/h; tecto de serviço 14.600 metros.
Autonomia: 2.050 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 2x bombas de 450 kg; 8x foguetes.
Capacidade de carga: n/a.
DESENVOLVIMENTO
O Lockheed T-33 T-Bird é a versão bilugar do caça
Lockheed P-80 Shooting Star, que foi o fruto do desafio lançado à Lockheed em
Junho de 1943, para apresentar num curto espaço de tempo um caça com motor de
reacção com as especificações da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos
(USAAF), dado que a Bell Aircraft estava com dificuldades no projecto do P-59
Airacomet.
O engenheiro chefe da Lockheed, Clarence “Kelly”
Johnson, aceitou o desafio e o protótipo XP-80 realizou o primeiro voo em 8 de Janeiro de 1944. Foi o único avião de
reacção americano a ser projectado e ensaiado em voo num curto espaço de seis
meses.
PERCURSO EM PORTUGAL
Em 1953, chegaram a Portugal as primeiras quinze aeronaves, provenientes dos Estados Unidos, praticamente novos, dando início a um
processo que se arrastaria até 1956.
Foram colocados na Base Aérea N° 2 (BA2), Ota,
integrados na Esquadra 20, equipada com os F-84G "Thunderjet", constituindo a
Esquadrilha de Voo Sem Visibilidade.
Em Outubro de 1959, foram recebidas cinco aeronaves, provenientes da Força
Aérea Canadiana (CAF), que foram colocados na EICPAC.
Em 1960, são recebidos mais duas aeronaves, versão monolugar para reconhecimento fotográfico, com o lugar de trás
preparado para a instalação do equipamento fotográfico e parcialmente ocupado
com um depósito de combustível. Tinham o nariz menos afilado que a versão de
treino, com a finalidade de comportar quatro câmaras fotográficas, três oblíquas
e uma vertical.
Em 1968, chegaram mais dez aeronaves,
provenientes das bases da USAF na Grã-Bretanha e Alemanha, que são colocados na
EICPAC.
As cinco aeronaves de origem
canadiana são retirados de serviço, entre Março de 1969 e Abril de 1970.
Em Outubro de 1979, recebeu as suas últimas
três aeronaves, anteriormente operados pela USAF e depois pela Força Aérea
Belga.
Entretanto, a frota destas aeronaves foi-se debatendo
com os problemas dos muitos anos de serviço, para o que contribuía a escassez
de sobressalentes, sendo iniciada a sua retirada de serviço de forma escalonada.
Em 1988 começou o processo de desactivação total
da frota. O último curso com estes famosos aviões decorreu em 1990.
No dia 27 de Junho de 1991, é realizado o último
voo de instrução em 22 de Outubro do mesmo ano é realizada a cerimónia
da sua despedida oficial.
No dia 18 de Março de 1992, uma parelha formada
pelos números 1929 e 1930 descolou de Beja para a realização
do último voo, cuja aterragem ficou registada às 15h e 26m.
UNIDADES
Esquadra 20 (Esquadrilha de Voo Sem Visibilidade) (1953-1955); Esquadra 22 (Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem)/(Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem de Aviões de Caça) (1955-1977); Esquadra 103 "Caracóis" (1977-.
MATRÍCULAS
1901 - c/n 6617 - prev. s/n 51-8833 - o/c 1953 - w/o 15/07/1959 (Golegã, Santarém).
1902 - c/n xxxx - prev. s/n 51-8928 - o/c 1953 - w/o 01/03/1963 (Ota, Santarém).
1903 - c/n 7140 - prev. s/n 51-17447 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1904 - c/n 7141 - prev. s/n 51-17448 - o/c 1953 - w/o 19/09/1961 (Peniche).
1905 - c/n 7476 - prev. s/n 51-17496 - o/c 1953 - wfu 1990 para sucata.
1906 - c/n 7520 - prev. s/n 51-17520 - o/c 1953 - w/o 16/08/1960 (Serra de Alvaiázere, Tomar).
1907 - c/n xxxx - prev. s/n 51-1616 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1908 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3048 - o/c 1953 - w/o 05/07/1962 (Ota, Santarém).
1909 - c/n xxxx - prev. s/n 55-083 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1910 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3086 - o/c 1953 - w/o 02/08/1967 (Ota, Santarém).
1911 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3088 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1912 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3090 - o/c 1953 - wfu 1992 para sucata.
1913 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3087 - o/c 1953 - w/o 03/07/1968 (Ota, Santarém).
1914 - c/n xxxx - prev. s/n 53-3085 - o/c 1953 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1915 - c/n xxxx - prev. s/n 55-3049 - o/c 1953 - w/o 12/03/1965 (Cartaxo, Santarém).
1916 - c/n 8813 - prev. s/n 53-5474 - o/c 1960 - wfu 1982 para Museu do Ar.
1917 - c/n 8885 - prev. s/n 53-5546 - o/c 1960 - wfu 1965 para sucata.
1918 - c/n xxxx - prev. s/n 55-4362 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1919 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1602 - o/c 1968 - wfu 1992 - exposto Constância, Santarém.
1920 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1605 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1921 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1623 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1922 - c/n xxxx - prev. s/n 56-1624 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1923 - c/n xxxx - prev. s/n 57-240 - o/c 1968 - w/o 05/01/1979 (Monte Real, Leiria)/Museu do Ar (?)
1924 - c/n xxxx - prev. s/n 57-541 - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1925 - c/n xxxx - prev. s/n 57-690A - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1926 - c/n xxxx - prev. s/n 57-694A - o/c 1968 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1927 - c/n xxxx - prev. s/n 57-695A - o/c 1968 - wfu 1992 para sucata.
1928 - c/n xxxx - prev. s/n 51-17513/FT-21 - o/c 1979 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1929 - c/n xxxx - prev. s/n 53-5752/FT-28 - o/c 1979 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1930 - c/n xxxx - prev. s/n 53-5754/FT-30 - o/c 1979 - wfu 1992 para Museu do Ar.
1951 - c/n 0045 - prev. s/n 21045 - o/c 1959 - wfu 1969 exposto BA11 - Beja.
1952 - c/n 0228 - prev. s/n 21228 - o/c 1959 - wfu 1970 exposto Inst. Altos Estudos Militares.
1953 - c/n 0317 - prev. s/n 21317 - o/c 1959 - wfu 1969 para sucata.
1954 - c/n 0318 - prev. s/n 21318 - o/c 1959 - wfu 1970 para sucata.
1955 - c/n 0332 - prev. s/n 21332 - o/c 1959 - wfu 1970 para sucata.
o/c - on charge; w/o - write off; wfu - withdrawn from service.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=3042.
FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
https://altimagem.blogspot.com/search/label/Canadair%20T-33AN%20Silver%20Star.
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