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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: França/Portugal.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de dois lugares em tandem com cobertura transparente, destinado à instrução e treino de pilotos.
Tripulação: 2 (piloto-instrutor e aluno).
Motor: 1x Avco Lycoming T10-540 AB1AD com 300 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,59 metros; envergadura 7,92 metros; altura 2,66 metros; área alar 9,00 metros quadrados.
Peso: vazio 932 kg; máximo 1.300 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 520/363 km/h; tecto de serviço 6.100 metros.
Autonomia: 1.300 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 320 kg de bombas suspensas nas asas, em quatro suportes.
Capacidade de carga: n/a.
DESENVOLVIMENTO
Em 1978, a Força Aérea Francesa (Adl'A) publicou um requerimento para uma treinador básico, com intenção de substituir o Fouga Magister.
Essa aeronave deveria ter assentos em tandem (um atrás do outro),
propelido por um motor a pistão de de 304 cv (224 kW) e poder voar três
horas seguidas. O requerimento foi atendido com projetos da Aérospatiale, via sua subsidiária, a SOCATA
(com uma variante do TB10 Tobago) e pela GEPAL (com o GEPAL Mk.II). O
projeto da SOCATA, o TB 30B, foi escolhido pelos franceses em fevereiro
de 1979.
O primeiro de dois protótipos fez seu primeiro voo em 22 de dezembro de 1979, porém, testes mostraram que a aeronave tinha manobrabilidade ruim, que resultou em um reprojeto na empenagem
e nas pontas das asas. Com essas modificações, o primeiro protótipo
voou novamente em 31 de outubro de 1980, demonstrando em ensaios que os
problemas de manobrabilidade já havia sido resolvidos.
Está ou esteve ao serviço das Forças Aéreas de França (1983-2019), Senegal e Togo.
PERCURSO EM PORTUGAL
Em 1986, a Força
Aérea Portuguesa (FAP) estabeleceu um contrato com a Aerospatiale para o
fornecimento de dezoito aeronaves.
A primeira chegou a Portugal em
Janeiro de 1989, sendo os restantes montados nas Oficinas Gerais de Material
Aeronáutico (OGMA), em Alverca.
Os Epsilon foram
colocados na Esquadra 101 "Roncos" da Base Aérea Nº 1 (BA1), Sintra, cuja missão é
ministrar instrução elementar e básica de pilotagem.
Em Julho de 1989,
teve início o primeiro curso de instrutores, e em Outubro do mesmo ano
iniciou-se o primeiro curso de alunos-pilotos.
Em Julho de 1993,
a Esquadra 101 é transferida para a Base Aérea Nº 11 (BA11), Beja, onde mantem intensa actividade na formação de pilotos.
UNIDADES
Esquadra 101 "Roncos".
MATRÍCULAS
11401 - c/n 147 - o/c 1989 - wfu.
11402 - c/n 156 - o/c 1989 - wfu.
11403 - c/n 157 - o/c 1989 - wfu.
11404 - c/n 161 - o/c 1989 - wfu.
11405 - c/n 162 - o/c 1989 - wfu.
11406 - c/n 163 - o/c 1989 - wfu.
11407 - c/n 164 - o/c 1989 - wfu.
1408 - c/n 165 - o/c 1989 - w/o 15/07/1993 (Quarteira, Algarve).
11409 - c/n 166 - o/c 1989 - wfu.
11410 - c/n 167 - o/c 1989 - wfu.
11411 - c/n 168 - o/c 1989 - wfu.
1412 - c/n 169 - o/c 1989 - w/o 20/03/1991 (Coruche, Santarém).
11413 - c/n 170 - o/c 1989 - wfu.
11414 - c/n 171 - o/c 1989 - wfu.
11415 - c/n 172 - o/c 1989 - wfu.
11416 - c/n 173 - o/c 1989 - wfu.
11417 - c/n 174 - o/c 1989 - wfu.
11418 - c/n 175 - o/c 1989 - wfu.
11402 - c/n 156 - o/c 1989 - wfu.
11403 - c/n 157 - o/c 1989 - wfu.
11404 - c/n 161 - o/c 1989 - wfu.
11405 - c/n 162 - o/c 1989 - wfu.
11406 - c/n 163 - o/c 1989 - wfu.
11407 - c/n 164 - o/c 1989 - wfu.
1408 - c/n 165 - o/c 1989 - w/o 15/07/1993 (Quarteira, Algarve).
11409 - c/n 166 - o/c 1989 - wfu.
11410 - c/n 167 - o/c 1989 - wfu.
11411 - c/n 168 - o/c 1989 - wfu.
1412 - c/n 169 - o/c 1989 - w/o 20/03/1991 (Coruche, Santarém).
11413 - c/n 170 - o/c 1989 - wfu.
11414 - c/n 171 - o/c 1989 - wfu.
11415 - c/n 172 - o/c 1989 - wfu.
11416 - c/n 173 - o/c 1989 - wfu.
11417 - c/n 174 - o/c 1989 - wfu.
11418 - c/n 175 - o/c 1989 - wfu.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=184058
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FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
https://acidentesaviacaomilitar.blogspot.com/2016/07/epsilon-tb-30.html.
https://altimagem.blogspot.com/2014/12/aerospatiale-tb-30-epsilon.html.
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