quarta-feira, 29 de junho de 2022

FIAT G.91R4/R3/T3


DADOS TÉCNICOS (R4/R3)
Pais de Origem: Itália/Alemanha.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de um lugar com cobertura transparente, destinado ao ataque ao solo e reconhecimento.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Bristol Siddeley Orpheus 803/02 com 2.270 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 10,29 metros; envergadura 8,56 metros; altura 3,98 metros; área alar 16,42 metros quadrados.
Peso: vazio 3.674 kg; máximo 5.670 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 1.086/- km/h; tecto de serviço 13.100 metros.
Autonomia: 600 km.
Armamento (interno): (R3) 2x canhões DEFA de 30 mmn; (R4) 4x metralhadoras de 12,7 mm.
Armamento (externo): até 454 kg (depósitos de combustível, bombas, misseis, foguetes não guiados).
Capacidade de carga: n/a.
 
DESENVOLVIMENTO
O FIAT G-91 é um caça-bombardeiro leve desenvolvido e fabricado pela Fiat Aviazione, na Itália, de 1958 a 1977.
O avião foi o vencedor de uma competição da NATO, com o objectivo de encontrar um caça de ataque ligeiro, barato, com baixo custo de manutenção, capacidade para operar a partir de pistas curtas e rudimentares e capaz de boas performances e desempenho.
Foi introduzido e operado pela Aeronautica Militare Italiana, posteriormente pela Deutsche Luftwaffe da Alemanha e Força Aérea Portuguesa, ao serviço da qual efectuou missões de combate, na denominada Guerra Colonial Portuguesa.
Vários países ignoraram o projecto ou cancelaram as suas encomendas, o caso da Grécia, da Turquia, da França, da Áustria e dos Estados Unidos, apesar destas contrariedades foi produzido ao longo de 19 anos e manteve-se operacional por mais de 35, os pilotos Alemães e Portugueses alcunharam-no de "Gina" de forma carinhosa.
 
PERCURSO EM PORTUGAL
A Força Aérea Portuguesa (FAP) debatia-se com a falta de aviões modernos de apoio táctico, com os velhos F-84G Thunderjet no limite da sua vida e os F-86F Sabre impossibilitados de operar em África por imposição da NATO. 
Tendo em vista este cenário, o Governo Português obtém em Outubro de 1965 o fornecimento de quarenta aeronaves, versão R/4 por parte da República Federal da Alemanha. 
No dia 4 de Dezembro de 1965, chegou a Alverca a primeira aeronave, vindo a voar de Furstenfeldbruck, durante o ano seguinte, chegaram as restantes trinta e nove, foram colocadas para a Base Aérea N° 5 (BA5), Monte Real. 
Após um curto período de adaptação na BA5, integrados na Esquadra 51, sete aeronaves foram colocadas na Base Aérea Nº 12 (BA12), Bissalanca, Guiné, onde a partir de Julho de 1966 constituíram a Esquadra 121, denominada “Tigres”.
Em finais de 1968, chegaram a Moçambique sendo colocados no Aeródromo-Base N° 5 (AB5), Nacala, onde, em Janeiro de 1969, constituíram a Esquadra 502 “Jaguares”.
Em Setembro de 1970, foi criada no Aeródromo-Base Nº 7 (AB7), Tete, a Esquadra 702 “Escorpiões”.
As Esquadras 502 e 702 mantinham destacamentos permanentes em Porto Amélia, Mueda (Aeródromo de Manobra 51) e Nampula, além de destacamentos ocasionais em Nova Freixo (Aeródromo-Base Nº 6, AB6), Vila Cabral (Aeródromo de Manobra Nº 61, AM61) e Beira (Base Aérea Nº 10, BA10).
Em Outubro de 1974, as aeronaves do AB5, Nacala, foram desmontados e embarcados para a Metrópole, enquanto que os do AB7, Tete, foram transferidas para Nacala, onde foram desmontadas e enviadas para Angola. 
Estas aeronaves instalaram-se na Base Aérea Nº 9 (BA9), Luanda, ocupando as infraestruturas da Esquadra 93.
Consumada a independência das ex-colónias, todas as aeronaves sobreviventes regressaram a Portugal.
Passado o tempo das indefinições provocadas pela Revolução do 25 de Abril de 1974, a FAP procedeu à indispensável reorganização do dispositivo.
Desta forma, em Agosto de 1974, os Fiat G-91 R/4 foram reunidos na Base Aérea Nº 6 (BA6), Montijo, onde foi criada a Esquadra 62, que retomou o símbolo dos Fiat de Nacala, os “Jaguares”.
No dia 23 de Março de 1976, chegaram a Portugal cinco aeronaves versão bi-lugar de treino.  O Governo Alemão forneceu a Portugal um total de vinte e seis aeronaves, dos quais só 11 se tornaram operacionais. Foram colocados na Esquadra 62.
No dia 13 de Junho de 1976, foram oficialmente recebidos na Base Aérea Nº 11 (BA11), Beja, 70 aviões Fiat G-91 R/3. Destes, só 34 se tornaram operacionais
A reorganização levada a efeito em 1978 alterou a designação de Esquadra 62 para Esquadra de Ataque 301.  
Em Agosto de 1980, a Esquadra 301 da BA6 iniciou um destacamento permanente na Base Aérea Nº 4 (BA4), Lajes, Arquipélago dos Açores, com oito aeronaves e seis pilotos. Este destacamento esteve na origem da criação da Esquadra de Ataque 303 da BA4, inaugurada em 13 de Janeiro de 1981.
A Esquadra 303 foi desactivada em 13 de Janeiro de 1990, tendo as aeronaves regressado à Esquadra de Ataque 301, na BA6, Montijo.
Os Fiat G-91, que tão valiosos serviços prestaram à FAP e a Portugal, especialmente durante a Guerra do Ultramar, depois de realizarem cerca de 75.000 horas de voo em 28 anos de serviço, foram oficialmente retirados de serviço em 27 de Junho de 1993, data da transferência da Esquadra 301 da BA6 para a BA11, Beja, onde passou a operar os aviões Alpha-Jet, os novos “Jaguares”.

UNIDADES  
Esquadra 121 "Tigres" (Guiné); Esquadra 502 "Jaguares" (Moçambique); Esquadra 702 "Escorpiões" (Moçambique); Esquadra 62; Esquadra 301 "Jaguares"; Esquadra 303 "Tigres".
 
MATRÍCULAS
5401 R/4 - c/n 109 - prev s/n - o/c 1966 - wfu 1991 para sucata.
5402 R/4 - c/n 114 - prev s/n - o/c 1966 w/o 02/07/1973 (?).
5403 R/4 - c/n 115 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5404 R/4 - c/n 117 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5405 R/4 - c/n 118 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5406 R/4 - c/n 126 - prev s/n - o/c 1966 w/o 22/08/1978 (Torres Novas, Santarém).
5407 R/4 - c/n 132 - prev s/n - o/c 1966 w/o 22/02/1967 (Guiné-Bissau).
5408 R/4 - c/n 153 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5409 R/4 - c/n 090 - prev s/n - o/c 1966 w/o 04/10/1973 (Guiné-Bissau).
5410 R/4 - c/n 131 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5411 R/4 - c/n 144 - prev s/n - o/c 1966 w/o 18/07/1968 (Guiné-Bissau).
5412 R/4 - c/n 149 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5413 R/4 - c/n 138 - prev s/n - o/c 1966 w/o 25/03/1973 (Guiné-Bissau).
5414 R/4 - c/n 133 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5415 R/4 - c/n 147 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5416 R/4 - c/n 148 - prev s/n - o/c 1966 w/o 01/09/1973 (Guiné-Bissau).
5417 R/4 - c/n 110 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5418 R/4 - c/n 121 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5419 R/4 - c/n 129 - prev s/n - o/c 1966 w/o 28/03/1973 (Guiné-Bissau).
5420 R/4 - c/n 130 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5421 R/4 - c/n 135 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5422 R/4 - c/n 139 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5423 R/4 - c/n 146 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5424 R/4 - c/n 152 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1994 para sucata.
5425 R/4 - c/n 100 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5426 R/4 - c/n 101 - prev s/n - o/c 1966 w/o 14/09/1979 (local desconhecido).
5427 R/4 - c/n 111 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5428 R/4 - c/n 112 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5429 R/4 - c/n 116 - prev s/n - o/c 1966 w/o 15/03/1973 (Moçambique).
5430 R/4 - c/n 134 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5431 R/4 - c/n 136 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1993 para sucata.
5432 R/4 - c/n 145 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1992 para sucata.
5433 R/4 - c/n 119 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1995 para sucata.
5434 R/4 - c/n 120 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5435 R/4 - c/n 127 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5436 R/4 - c/n 128 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1995 para Museu do Ar .
5437 R/4 - c/n 141 - prev s/n - o/c 1966 w/o 31/01/1974 (Guiné-Bissau).
5438 R/4 - c/n 142 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1992 para Museu do Ar.
5439 R/4 - c/n 143 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5440 R/4 - c/n 151 - prev s/n - o/c 1966 wfu 1991 para sucata.
5441 R/3 - c/n 065 - prev s/n 30+11 - o/c 1976 wfu 1993 para Museu do Ar.
5442 R/3 - c/n 077 - prev s/n 30+21 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata.
5443 R/3 - c/n 080 - prev s/n 30+23 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata.
5444 R/3 - c/n 089 - prev s/n 30+31 - o/c 1976 - wfu 1993 exposto EMFA, Alfragide.
5445 R/3 - c/n 091 - prev s/n 30+32 - o/c 1976 wfu 1993 para Museu do Ar.
5446 R/3 - c/n 370 - prev s/n 31+04 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata.
5447 R/3 - c/n 386 - prev s/n 31+20 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata.
5448 R/3 - c/n 402 - prev s/n 31+34 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata.
5449 R/3 - c/n 404 - prev s/n 31+36 - o/c 1976 wfu 1993 para sucata.
5450 R/3 - c/n 428 - prev s/n 31+60 - o/c 1976 w/o 15/06/1982 (Montijo, Setúbal).
5451 R/3 - c/n 433 - prev s/n 31+65 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5452 R/3 - c/n 469 - prev s/n 32+01 - o/c 1976 - wfu 1993 para Museu do Ar.
5453 R/3 - c/n 520 - prev s/n 32+51 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5454 R/3 - c/n 532 - prev s/n 32+62 - o/c 1976 - wfu 1993 para Museu do Ar.
5455 R/3 - c/n 440 - prev s/n 31+72 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5456 R/3 - c/n 449 - prev s/n 31+81 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5457 R/3 - c/n 464 - prev s/n 31+96 - o/c 1976 - w/o 18/02/1981 (Montargil, Portalegre).
5458 R/3 - c/n 477 - prev s/n 32+09 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5459 R/3 - c/n 551 - prev s/n 32+81 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5460 R/3 - c/n 582 - prev s/n 33+11 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5461 R/3 - c/n 097 - prev s/n 30+37 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5462 R/3 - c/n 301 - prev s/n 30+44 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5463 R/3 - c/n 384 - prev s/n 31+18 - o/c 1976 - w/o 06/03/1986 (Santa Suzana, Setúbal).
5464 R/3 - c/n 391 - prev s/n 31+24 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5465 R/3 - c/n 450 - prev s/n 31+82 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5466 R/3 - c/n 533 - prev s/n 32+63 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata
5467 R/3 - c/n 517 - prev s/n 32+48 - o/c 1976 - wfu 1993 exposto EMFA, Alfragide.
5468 R/3 - c/n 393 - prev s/n 31+26 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5469 R/3 - c/n 307 - prev s/n 30+50 - o/c 1976 - wfu 1993 exposto na Base Naval do Alfeite.
5470 R/3 - c/n 339 - prev s/n 30+77 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5471 R/3 - c/n 530 - prev s/n 32+60 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5472 R/3 - c/n 559 - prev s/n 32+88 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5473 R/3 - c/n 590 - prev s/n 33+19 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
5474 R/3 - c/n 544 - prev s/n 32+74 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
 
DADOS TÉCNICOS (T3)
Pais de Origem: Itália/Alemanha.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de dois lugares em tandem com cobertura transparente, destinado à instrução e treino de pilotos.
Tripulação: 2 (piloto instrutor e aluno).
Motor: 1x Bristol Siddeley Orpheus 803/02 com 2.270 kg de impulsão.
Dimensões: comprimento 11,57 metros; envergadura 8,60 metros; altura 4,26 metros; área alar 16,42 metros quadrados.
Peso: vazio 3.390 kg; máximo 6.050 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 1.070/- km/h; tecto de serviço 11.890 metros.
Autonomia: 2.820 km.
Armamento (interno): 2x metralhadoras de 12,7 mm.
Armamento (externo):
454 kg (depósitos de combustível, bombas, misseis e foguetes não guiados). 
Capacidade de carga: n/a.
 
UNIDADES
Esquadra 62; Esquadra 301 "Jaguares"; Esquadra 303 "Tigres".
 
MATRÍCULAS
1801 - c/n 91-2-0003 - prev. s/n 34+03 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1802 - c/n 91-2-0006 - prev. s/n 34+06 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1803 - c/n 91-2-0009 - prev. s/n 34+09 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1804 - c/n 91-2-0017 - prev. s/n 34+15 - o/c 1976 - wfu 1993 para C. M. de Gondomar.
1805 - c/n 91-2-0019 - prev. s/n 34+17 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1806 - c/n 91-2-0025 - prev. s/n 34+23 - o/c 1976 - wfu 1993 para Museu do Ar.
1807 - c/n 91-2-0031 - prev. s/n 34+28 - o/c 1976 - w/o 06/06/1986 (Águas de Moura, Setúbal).
1808 - c/n 91-2-0040 - prev. s/n 34+36 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1809 - c/n 91-2-0033 - prev. s/n 34+30 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1810 - c/n 91-2-0042 - prev. s/n 34+38 - o/c 1976 - wfu 1993 para sucata.
1811 - c/n      91-613 - prev. s/n 34+53 - o/c 1986 - wfu 1993 para sucata.
 
MODELISMO 
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=1814
 
FONTES 
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.

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