quarta-feira, 29 de junho de 2022

OGMA/DE HAVILLAND DHC.1 "CHIPMUNK"

DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Reino Unido/Portugal.
Tipo: Aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem retráctil com roda de cauda, monoplano de asa baixa, revestimento inteiramente metálico, cabina de um lugar com cobertura transparente, destinado ao ataque ao solo e reconhecimento.
Tripulação: 2 (piloto-instrutor e aluno).
Motor: 1x
De Havilland Gipsy Major 10 com 145 hp ou 1x Lycoming com 180 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,75 metros; envergadura 10,46 metros; altura 2,13 metros; área alar 15,87 metros quadrados.
Peso: vazio 647 kg; máximo 990 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 222/187 km/h; tecto de serviço 4.820 metros.
Autonomia: 445 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
 
UNIDADES
Esquadra de Instrução Elementar de Pilotagem; Esquadra 21; Esquadra 101 "Roncos".

MATRÍCULAS
1301 - c/n 250 - prev. s/n - o/c 1951 - w/o 29/02/1962 (Cenarge).
1302 - c/n 261 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu 1989 para F-AZNE.
1303 - c/n 280 - prev. s/n - o/c 1951 - w/o 25/02/1965 (local desconhecido).
1304 - c/n 286 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu 1989 para CS-DAE/G-HDAE.
1305 - c/n 292 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu 1989 para Museu do Ar, Sintra.
1306 - c/n 298 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu remotorizado com Lycoming.
1307 - c/n 299 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu 1989 para F-AZEU.
1308 - c/n 346 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu 1989 para F-WZGO/F-AZGO.
1309 - c/n 351 - prev. s/n - o/c 1951 - wfu 1989 para CS-AZR.
1310 - c/n 365 - prev. s/n - o/c 1951 - w/o 17/08/1965 (local desconhecido).
1311 - c/n 001 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1312 - c/n 002 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 17/03/1998 (local desconhecido).
1313 - c/n 003 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 30/08/1973 (local desconhecido).
1314 - c/n 004 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 11/04/1958 (local desconhecido).
1315 - c/n 005 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1316 - c/n 006 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1317 - c/n 007 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZM/G-CERD.
1318 - c/n 008 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 30/05/1960 (local desconhecido).
1319 - c/n 009 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1320 - c/n 010 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para N46TR.
1321 - c/n 011 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para F-AZMC.
1322 - c/n 012 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 04/03/1986 (local desconhecido).
1323 - c/n 013 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZQ.
1324 - c/n 014 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZN/G-CHPI (Aerofénix).
1325 - c/n 015 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para F-AZGQ.
1326 - c/n 016 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para sucata.
1327 - c/n 017 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para sucata.
1328 - c/n 018 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CFMTFA, Ota.
1329 - c/n 019 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 02/04/1964 (Maceda, Ovar).
1330 - c/n 020 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 18/10/1965 (local desconhecido).
1331 - c/n 021 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 30/08/1960 (local desconhecido).
1332 - c/n 022 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 27/09/1976 (local desconhecido).
1333 - c/n 023 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para F-AZGP.
1334 - c/n 024 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZX (Aerofénix).
1335 - c/n 025 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1336 - c/n 026 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 03/04/1962 (local desconhecido).
1337 - c/n 027 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 16/07/1957 (local desconhecido).
1338 - c/n 028 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 20/10/1965 (local desconhecido).
1339 - c/n 029 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1340 - c/n 030 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAI/G-SETH.
1341 - c/n 031 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 03/02/1962 (S.Jacinto, Aveiro).
1342 - c/n 032 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAJ.
1343 - c/n 033 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AQM.
1344 - c/n 034 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 19/09/1962 (local desconhecido).
1345 - c/n 035 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS/DAO/G-OACP/CS-EAI.
1346 - c/n 036 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 07/04/1969 (local desconhecido).
1347 - c/n 037 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 18/04/1961 (local desconhecido).
1348 - c/n 038 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 06/09/1960 (local desconhecido).
1349 - c/n 039 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 07/04/1961 (Portela, Lisboa).
1350 - c/n 040 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZY/G-CGAO.
1351 - c/n 041 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 03/07/1964 (local desconhecido).
1352 - c/n 042 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 31/10/1962 (Pontinha, Lisboa).
1353 - c/n 043 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAC/G-GDWF.
1354 - c/n 044 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para N64747/VH-POR.
1355 - c/n 045 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para N64749.
1356 - c/n 046 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para N64750.
1357 - c/n 047 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CR-LJN w/o 1972.
1358 - c/n 048 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZO/G-ITWB.
1359 - c/n 049 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 17/06/1963 (local desconhecido).
1360 - c/n 050 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAP/G-BYYU.
1361 - c/n 051 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 03/07/1964 (São Jacinto, Aveiro).
1362 - c/n 052 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu remotorizado com Lycoming.
1363 - c/n 053 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 09/07/1962 (local desconhecido).
1364 - c/n 054 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 27/09/1976 (local desconhecido).
1365 - c/n 055 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZS/G-DHPM.
1366 - c/n 056 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAR/NX1366.
1367 - c/n 057 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAQ/G-BYYW/G-UANO.
1368 - c/n 058 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para N64751.
1369 - c/n 059 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-DAD.
1370 - c/n 060 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para sucata.
1371 - c/n 061 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1985 para sucata.
1372 - c/n 062 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para OO-NPO/HB-TUM w/o 03/10/2009.
1373 - c/n 063 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZT/G-CBJG.
1374 - c/n 064 - prev. s/n - o/c 1953 - w/o 22/09/1964 (local desconhecido).
1375 - c/n 065 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para CS-AZP/F-AZJV.
1376 - c/n 066 - prev. s/n - o/c 1953 - wfu 1989 para Museu do Ar, Alverca.

o/c - on charge; w/o - write off; wfu - withdrawn from service

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION[]=All&q=chipmunk*&fkTYPEGROUP[]=%22De%20Havilland%20Canada%20DHC-1%20Chipmunk%22

FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novas aeronaves de treino da Força Aérea Portuguesa

  Despacho n.º 11312/2024 A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem por missão principal participar, de forma integrada, na defesa militar da Repú...