quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Matriculas de aeronaves do bloco 3000

 
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Continental O-470-R com 230 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,67 metros; envergadura 10,97 metros; altura 2,80 metros; área alar 16,20 metros quadrados.
Peso: vazio 735 kg; máximo 1.160 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 257/253 km/h; tecto de serviço 6.100 metros.
Autonomia: 1.078 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 3 passageiros ou equivalente.
 
 
Unidade: Aerodromo-Base n.º 3, Negage, Angola.
 
3166 - c/n 1960/52752 - prev. s/n CR-LDI - o/c 1968 - wfu 1974 para sucata.
 
PIPER PA-18-125/L-21B "SUPER CUB" 
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Lycoming O-290-D2 com 135 hp de potência.
Dimensões: comprimento 6,86 metros; envergadura 10,72 metros; altura 2,79 metros; área alar 16,42 metros quadrados.
Peso: vazio 422 kg; máximo 790 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 215/170 km/h; tecto de serviço 5.850 metros.
Autonomia: 735 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 1 passageiro. 
 
Unidades: Esquadrilha de Ligação e Observação.
 
3201 - c/n 18-987 - prev. s/n 51-15290 - o/c 1954 - wfu 1976 CS-ALQ (Museu do Ar) .
3202 - c/n 18-988 - prev. s/n 51-15291 - o/c 1954 - wfu 1976 para VH-FXH.
3203 - c/n 18-989 - prev. s/n 51-15292 - o/c 1954 - wfu 1976 para VH-ERW.
3204 - c/n 18-990 - prev. s/n 51-15293 - o/c 1954 - wfu 1976 para CS-ALK.
3205 - c/n 18-991 - prev. s/n 51-15294 - o/c 1954 - wfu 1976 para CS-ALJ.
3206 - c/n 18-992 - prev. s/n 51-15295 - o/c 1954 - wfu 1976 para CS-AIA.
3207 - c/n 18-993 - prev. s/n 51-15296 - o/c 1954 - wfu 1976 para CS-AJZ.
3208 - c/n 18-994 - prev. s/n 51-15297 - o/c 1954 - wfu 1976 para CS-ALN (AEFA).
3209 - c/n 18-2545 - prev. s/n 52-6245 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3210 - c/n 18-2566 - prev. s/n 52-6248 - o/c 1954 - wfu 1976 para sucata.
3211 - c/n 18-2544 - prev. s/n 52-6244 - o/c 1955 - w/o 20/09/1956 (local desconhecido).
3212 - c/n 18-2534 - prev. s/n 52-6234 - o/c 1955 - wfu 1976 para Museu do Ar.
3213 - c/n 18-2542 - prev. s/n 52-6242 - o/c 1955 - wfu 1976 para CS-AQQ.
3214 - c/n 18-2543 - prev. s/n 52-6243 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3215 - c/n 18-2536 - prev. s/n 52-6236 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3216 - c/n 18-2546 - prev. s/n 52-6246 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3217 - c/n 18-2532 - prev. s/n 52-6232 - o/c 1955 - wfo 1976 para sucata.
3218 - c/n 18-2537 - prev. s/n 52-6237 - o/c 1955 - wfu 1976 para Museu do Ar.
3219 - c/n 18-2538 - prev. s/n 52-6238 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3220 - c/n 18-2539 - prev. s/n 52-6239 - o/c 1955 - w/o 16/03/1960 (Vendas Novas).
3221 - c/n 18-2535 - prev. s/n 52-6235 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3222 - c/n 18-2547 - prev. s/n 52-6247 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3223 - c/n 18-2533 - prev. s/n 52-6233 - o/c 1955 - w/o 1957 (local desconhecido).
3224 - c/n 18-2540 - prev. s/n 52-6240 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3225 - c/n 18-2541 - prev. s/n 52-6241 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3226 - c/n 18-2549 - prev. s/n 52-6249 - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata.
3227 - c/n 18-2548 - prev. s/n 52-6248 - o/c 1955 - wfu 1976 para CS-AQN.

MAX-HOLSTE MH-1521C "BROUSSARD"
Pais de Origem: França.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Pratt & Whitney R-985-AN1 "Wasp" com 450 hp de potência.
Dimensões: comprimento 8,65 metros; envergadura 13,74 metros; altura 3,65 metros; área alar 252,05 metros quadrados.
Peso: vazio 1.530 kg; máximo 2.700 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 228/193 km/h; tecto de serviço 5.500 metros.
Autonomia: 1.200 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 5 a 7 passageiros ou 500 kg. 
 
Unidades: Aerodromo-Base n.º3; Base Aérea n.º 9, Luanda (Angola); Esquadra 82.
 
3301 - c/n 51C - prev. s/n F-WJSO - o/c 1961 - wfu 1975 - para Museu do Ar (Maceda, Ovar).
3302 - c/n 52C - prev. s/n F-ZKAT - o/c 1961 - wfu 1965 - para sucata.
3303 - c/n 53C - prev. s/n F-ZKAU - o/c 1961 - wfu 1976 - para sucata.
3304 - c/n 54C - prev. s/n F-ZKAV - o/c 1960 - wfu 1976 - para Museu do Ar (Sintra, Lisboa).



Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 2x Continental GTSIO-520E com 340 hp de potência.
Dimensões: comprimento 10,28 metros; envergadura 12,14 metros; altura 3,55 metros; área alar 18,27 metros quadrados.
Peso: vazio 1.698 kg; máximo 2.860 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 420/386 km/h; tecto de serviço 7.980 metros.
Autonomia: 1.490 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 6 a 8 passageiros. 
 
Unidades: Moçambique.
 
3406 - c/n - prev. s/n 7Q-YDM/CR-MFZ - o/c 1972 - wfu 1973 para sucata.


Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Lycoming IO-540-K1A5 com 300 hp de potência.
Dimensões: comprimento 8,44 metros; envergadura 9,99 metros; altura 2,41 metros; área alar 16,21 metros quadrados.
Peso: vazio 811 kg; máximo 1.542 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 280/272 km/h; tecto de serviço 4.950 metros.
Autonomia: 1.360 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 5 passageiros.
 
Unidades: Aerodromo-Base n.º 5, Nacala; Aerodromo-Base n.º 6, Nova Freixo; Aerodromo-Base n.º 7, Tete (Moçambique).
 
3601 - c/n 32-40524 - prev. s/n ZX-??? - o/c 1968 - wfu 1976 - para FAM FP-541.
3602 - c/n 32-40060 - prev. s/n ZX-EVU - o/c 1968 - wfu 1976 - para FAM FP-542.
3603 - c/n 32-40104 - prev. s/n ZX-FOD - o/c 1968 - wfu 1976 - para FAM FP-543.
3604 - c/n 32-40385 - prev. s/n ZX-FTA - o/c 1968 - wfu 1976 - para FAM FP-544.

CESSNA 185A "SKYWAGON" 
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Continental IO-470-F com 260 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,77 metros; envergadura 11,02 metros; altura 2,36 metros; área alar 16,16 metros quadrados.
Peso: vazio 890 kg; máximo 1.520 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 276/264 km/h; tecto de serviço 5.455 metros.
Autonomia: 1.327 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 5 passageiros.
 
Unidades: Aerodromo-Base n.º 8, Lourenço Marques; Aerodromo-Base n.º 7, Tete (Moçambique).
 
3620 - c/n 0312 - prev. s/n SAF710 - o/c 1968 - wfu 1974 para Governo de Moçambique.
3621 - c/n 0316 - prev. s/n SAF712 - o/c 1968 - w/o 14/07/1976 (Rio Umhlali, Moçambique).
3622 - c/n 0352 - prev. s/n SAF719 - o/c 1968 - wfu 1974 para Governo de Moçambique.
3623 - c/n 0366 - prev. s/n SAF721 - o/c 1968 - wfu 1974 para Governo de Moçambique.
3624 - c/n 0372 - prev. s/n SAF726 - o/c 1968 - wfu 1974 para Governo de Moçambique.
 

Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Continental IO-520-A com 285 hp de potência.
Dimensões: comprimento 8,62 metros; envergadura 10,92 metros; altura 2,92 metros; área alar 16,20 metros quadrados.
Peso: vazio 974 kg; máximo 1.640 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 285/263 km/h; tecto de serviço 4.785 metros.
Autonomia: 1.335 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 5 passageiros ou equivalente.
 
Unidades: Aerodromo-Base n.º 5, Nacala (Moçambique).
 
3650 - c/n 0075 - prev. s/n G-AVYH - o/c 1969 - wfu 1974 para sucata.
 

Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 2x Continental O-470-M com 240 hp de potência.
Dimensões: comprimento 8,23 metros; envergadura 10,88 metros; altura 3,20 metros; área alar 16,30 metros quadrados.
Peso: vazio 1.436 kg; máximo 2.190 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 383/291 km/h; tecto de serviço 6.065 metros.
Autonomia: 1.617 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 4 ou 5 passageiros.
 
Unidades: Base Aérea n.º 9, Luanda (Angola).
  
3651 - c/n 35539 - prev s/n CR-LEO - o/c 1969 - wfu 1974 abandonado em Angola.
 


Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 2x Continental IO-360-D com 225 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 9,07 metros; envergadura 12,10 metros; altura 2,34 metros; área alar 18,81 metros quadrados.
Peso: vazio 1.454 kg; máximo 2.100 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 370/277 km/h; tecto de serviço 7.620 metros.
Autonomia: 1.577 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 4 calhas lança foguetes; 4 metralhadoras ligeiras; 4 bombas.
Capacidade de carga: 5 passageiros ou 2 macas e 1 assistente.
 
Unidades: Esquadra 502 "Cientistas"; Esquadra 505 "Jakarés".

13701 - c/n 0002 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para Museu do Ar (Sintra, Lisboa).
13702 - c/n 0003 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para F-GGTN.
13703 - c/n 0004 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para F-GGTO.
13704 - c/n 0005 - prev. s/n - o/c 1973 - wfo 2007 armazenado.
13705 - c/n 0006 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13706 - c/n 0007 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13707 - c/n 0008 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
  3708 - c/n 0009 - prev. s/n - o/c 1973 - w/o 26/07/1988 (Vila Ficaia, Torres Vedras).
13709 - c/n 0010 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13710 - c/n 0011 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para Museu do Ar (Maceda, Ovar).
13711 - c/n 0012 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13712 - c/n 0013 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-AVX/EC-GXC.
13713 - c/n 0014 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para FAM 547 (2011).
13714 - c/n 0015 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para F-GHYD.
13715 - c/n 0016 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 exposto S. Jacinto, Aveiro.
13716 - c/n 0017 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para F-GMDE.
13717 - c/n 0018 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-DBP.
13718 - c/n 0019 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-AAV.
13719 - c/n 0020 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13720 - c/n 0021 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13721 - c/n 0022 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13722 - c/n 0023 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13723 - c/n 0024 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13724 - c/n 0025 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13725 - c/n 0026 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-DIT.
13726 - c/n 0027 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para D-ICEC.
13727 - c/n 0028 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-DBV.
13728 - c/n 0029 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-ABM.
13729 - c/n 0030 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para FAM 550 (2011).
13730 - c/n 0031 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.
13731 - c/n 0032 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 para CS-DBD.
13732 - c/n 0033 - prev. s/n - o/c 1973 - wfu 2007 armazenado.

o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off

Informação compilada por Nuno Miguel Nunes Neves da Silva das seguintes fontes:
1. www.emfa.pt; 
2. altimagem.blogspot.pt; 
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;

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