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Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tripulação: 1/2 (piloto).
Motor: 1x Pratt & Whitney F100-PW-220E com 11.160 kgf~de impulsão.
Dimensões: comprimento 15,03 metros; envergadura 9,45 metros; altura 5,09 metros; área alar xx,xx metros quadrados.
Peso: vazio 8.200 kg; máximo 16.100 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 2.160/- km/h; tecto de serviço 15.240 metros.
Autonomia: 1.800 km com 3.955 litros.
Armamento (interno): 1x canhão M61A1 de 20 mm.
Armamento (externo): AIM-9; AIM-7; AIM-120; AGM-65; GBU-31; GBU-38.
Capacidade de carga: n/a.
Histórico:
O F-16MLU fez o seu primeiro voo com as insígnias nacionais no dia 26 de junho de 2003.
O programa MLU tem por objetivo manter este sistema de armas atualizado para a operação em qualquer teatro de operação internacional através do regular melhoramento das suas capacidades, num esforço repartido por vários países europeus e os Estados Unidos da América.
As duas Esquadras de F-16 mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.
Diariamente, estas duas Esquadras mantêm um elevado estado de prontidão na proteção do espaço aéreo nacional contribuindo para a manutenção da soberania nacional.
Versão Mid Life Update (MLU)
O programa MLU, surge no início dos anos 90 na sequência da necessidade de manter o F-16 em operação por mais 20 anos, mantendo o mesmo grau de eficácia e das capacidades operacionais.
Contando inicialmente com 5 países (Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Estados Unidos), Portugal viria a entrar no programa em 2000, começando a modificação das aeronaves da Força Aérea no ano de 2001.
A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.
As maiores alterações na configuração MLU foram feitas ao nível dos aviónicos, onde se destacam a introdução de: novo computador de missão (Modular Mission Computer); actualização do radar APG-66 para a versão APG-66(V)2; introdução de novos sistemas.
As capacidades operacionais obtidas com a configuração MLU são significativas permitindo: interoperabilidade com parceiros NATO; deteção de alvos aéreos e terrestres a longa distância; operação em quaisquer condições meteorológicas de dia ou de noite; identificação eletrónica de outras aeronaves; integração em redes de gestão do campo de batalha.
O programa MLU tem por objetivo manter este sistema de armas atualizado para a operação em qualquer teatro de operação internacional através do regular melhoramento das suas capacidades, num esforço repartido por vários países europeus e os Estados Unidos da América.
As duas Esquadras de F-16 mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.
Diariamente, estas duas Esquadras mantêm um elevado estado de prontidão na proteção do espaço aéreo nacional contribuindo para a manutenção da soberania nacional.
Versão Mid Life Update (MLU)
O programa MLU, surge no início dos anos 90 na sequência da necessidade de manter o F-16 em operação por mais 20 anos, mantendo o mesmo grau de eficácia e das capacidades operacionais.
Contando inicialmente com 5 países (Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Estados Unidos), Portugal viria a entrar no programa em 2000, começando a modificação das aeronaves da Força Aérea no ano de 2001.
A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.
As maiores alterações na configuração MLU foram feitas ao nível dos aviónicos, onde se destacam a introdução de: novo computador de missão (Modular Mission Computer); actualização do radar APG-66 para a versão APG-66(V)2; introdução de novos sistemas.
As capacidades operacionais obtidas com a configuração MLU são significativas permitindo: interoperabilidade com parceiros NATO; deteção de alvos aéreos e terrestres a longa distância; operação em quaisquer condições meteorológicas de dia ou de noite; identificação eletrónica de outras aeronaves; integração em redes de gestão do campo de batalha.
Unidade: Esquadra 201 "Falcões"; Esquadra 301 "Jaguares".
Matriculas
15100 A Bloco 15 - c/n 61-529 - prev s/n 82-0936 - o/c 1999 - wfu 2009 - usado exposição estática
15101 A Block 20 MLU - c/n AA-01 - prev. s/n 93-0465 - o/c 1994 - wfu
15102 A Block 20 MLU - c/n AA-02 - prev. s/n 93-0466 - o/c 1994 - wfu
15103 A Block 20 MLU - c/n AA-03 - prev. s/n 93-0467 - o/c 1994 - wfu
15104 A Block 20 MLU - c/n AA-04 - prev. s/n 93-0468 - o/c 1994 - wfu
15105 A Block 20 MLU - c/n AA-05 - prev. s/n 93-0469 - o/c 1994 - wfu
15106 A Block 20 MLU - c/n AA-06 - prev. s/n 93-0470 - o/c 1994 - wfu
15107 A Block 20 MLU - c/n AA-07 - prev. s/n 93-0471 - o/c 1994 - wfu
15108 A Block 20 MLU - c/n AA-08 - prev. s/n 93-0472 - o/c 1994 - wfu
15109 A Block 20 MLU - c/n AA-09 - prev. s/n 93-0473 - o/c 1994 - wfu
15110 A Block 20 MLU - c/n AA-10 - prev. s/n 93-0474 - o/c 1994 - wfu
15111 A Block 15 OCU - c/n AA-11 - prev. s/n 93-0475 - o/c 1994 - w/o 08/03/2002 (Monte Real, Leiria)
15112 A Block 20 MLU - c/n AA-12 - prev. s/n 93-0476 - o/c 1994 - wfu
15113 A Block 20 MLU - c/n AA-13 - prev. s/n 93-0477 - o/c 1994 - wfu
15114 A Block 20 MLU - c/n AA-14 - prev. s/n 93-0478 - o/c 1994 - wfu
15115 A Block 20 MLU - c/n AA-15 - prev. s/n 93-0479 - o/c 1994 - wfu
15116 A Block 20 MLU - c/n AA-16 - prev. s/n 93-0480 - o/c 1994 - wfu
15117 A Block 20 MLU - c/n AA-17 - prev. s/n 93-0481 - o/c 1994 - wfu
15118 B Block 20 MLU - c/n AB-1 - prev. s/n 93-0482 - o/c 1994 - wfu
15119 B Block 20 MLU - c/n AB-2 - prev. s/n 93-0483 - o/c 1994 - wfu
15120 B Block 20 MLU - c/n AB-3 - prev. s/n 93-0484 - o/c 1994 - wfu
15121 A Block 20 MLU - c/n 61-497 - prev. s/n 82-0904 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1601)
15122 A Block 20 MLU - c/n 61-511 - prev. s/n 82-0918 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1613)
15123 A Block 20 MLU - c/n 61-534 - prev. s/n 82-0941 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1602)
15124 A Block 20 MLU - c/n 61-537 - prev. s/n 82-0944 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1603)
15125 A Block 20 MLU - c/n 61-541 - prev. s/n 82-0948 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1604)
15126 A Block 20 MLU - c/n 61-575 - prev. s/n 82-0982 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1605)
15127 A Block 20 MLU - c/n 61-592 - prev. s/n 82-0999 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1606)
15128 A Block 20 MLU - c/n 61-600 - prev. s/n 82-1007 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1607)
15129 A Block 20 MLU - c/n 61-610 - prev. s/n 82-1017 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1608)
15130 A Block 20 MLU - c/n 61-615 - prev. s/n 82-1022 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1609)
15131 A Block 20 MLU - c/n 61-621 - prev. s/n 83-1068 - 2006 - wfu
15132 A Block 20 MLU - c/n 61-626 - prev. s/n 83-1073 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1614)
15133 A Block 20 MLU - c/n 61-629 - prev. s/n 83-1076 - 1999 - wfu
15134 A Block 20 MLU - c/n 61-630 - prev. s/n 83-1077 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1615)
15135 A Block 20 MLU - c/n 61-633 - prev. s/n 83-1080 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1616)
15136 A Block 20 MLU - c/n 61-634 - prev. s/n 83-1081 - 1999 - wfu
15137 B Block 20 MLU - c/n 62-091 - prev. s/n 81-0822 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1610)
15138 B Block 20 MLU - c/n 62-117 - prev. s/n 83-1167 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1611)
15139 B Block 20 MLU - c/n 62-118 - prev. s/n 83-1168 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1612)
15140 B Block 20 MLU - c/n 62-121 - prev. s/n 83-1171 - 1999 - w/o 28/01/2008 (Monte Real, Leiria)
15141 A Block 20 MLU - c/n 61-568 - prev s/n 82-0975 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1617)
15142 A Block 20 MLU - c/n 61-545 - prev s/n 82-0952 - 1999 - wfu
15143 A Block 20 MLU - c/n 61-597 - prev s/n 82-1004 - 2020 - wfu
15144 B Block 20 MLU - c/n 62-099 - prev s/n 82-1033 - 2020 - wfu
15150 A Block 20 MLU - c/n 61-643 - prev s/n 83-1090 - 1999 - wfu 2009 exposto BA5 Monte Real.
15101 A Block 20 MLU - c/n AA-01 - prev. s/n 93-0465 - o/c 1994 - wfu
15102 A Block 20 MLU - c/n AA-02 - prev. s/n 93-0466 - o/c 1994 - wfu
15103 A Block 20 MLU - c/n AA-03 - prev. s/n 93-0467 - o/c 1994 - wfu
15104 A Block 20 MLU - c/n AA-04 - prev. s/n 93-0468 - o/c 1994 - wfu
15105 A Block 20 MLU - c/n AA-05 - prev. s/n 93-0469 - o/c 1994 - wfu
15106 A Block 20 MLU - c/n AA-06 - prev. s/n 93-0470 - o/c 1994 - wfu
15107 A Block 20 MLU - c/n AA-07 - prev. s/n 93-0471 - o/c 1994 - wfu
15108 A Block 20 MLU - c/n AA-08 - prev. s/n 93-0472 - o/c 1994 - wfu
15109 A Block 20 MLU - c/n AA-09 - prev. s/n 93-0473 - o/c 1994 - wfu
15110 A Block 20 MLU - c/n AA-10 - prev. s/n 93-0474 - o/c 1994 - wfu
15111 A Block 15 OCU - c/n AA-11 - prev. s/n 93-0475 - o/c 1994 - w/o 08/03/2002 (Monte Real, Leiria)
15112 A Block 20 MLU - c/n AA-12 - prev. s/n 93-0476 - o/c 1994 - wfu
15113 A Block 20 MLU - c/n AA-13 - prev. s/n 93-0477 - o/c 1994 - wfu
15114 A Block 20 MLU - c/n AA-14 - prev. s/n 93-0478 - o/c 1994 - wfu
15115 A Block 20 MLU - c/n AA-15 - prev. s/n 93-0479 - o/c 1994 - wfu
15116 A Block 20 MLU - c/n AA-16 - prev. s/n 93-0480 - o/c 1994 - wfu
15117 A Block 20 MLU - c/n AA-17 - prev. s/n 93-0481 - o/c 1994 - wfu
15118 B Block 20 MLU - c/n AB-1 - prev. s/n 93-0482 - o/c 1994 - wfu
15119 B Block 20 MLU - c/n AB-2 - prev. s/n 93-0483 - o/c 1994 - wfu
15120 B Block 20 MLU - c/n AB-3 - prev. s/n 93-0484 - o/c 1994 - wfu
15121 A Block 20 MLU - c/n 61-497 - prev. s/n 82-0904 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1601)
15122 A Block 20 MLU - c/n 61-511 - prev. s/n 82-0918 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1613)
15123 A Block 20 MLU - c/n 61-534 - prev. s/n 82-0941 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1602)
15124 A Block 20 MLU - c/n 61-537 - prev. s/n 82-0944 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1603)
15125 A Block 20 MLU - c/n 61-541 - prev. s/n 82-0948 - 1999 - wfu 2016 para Roménia (1604)
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15140 B Block 20 MLU - c/n 62-121 - prev. s/n 83-1171 - 1999 - w/o 28/01/2008 (Monte Real, Leiria)
15141 A Block 20 MLU - c/n 61-568 - prev s/n 82-0975 - 1999 - wfu 2020 para Roménia (1617)
15142 A Block 20 MLU - c/n 61-545 - prev s/n 82-0952 - 1999 - wfu
15143 A Block 20 MLU - c/n 61-597 - prev s/n 82-1004 - 2020 - wfu
15144 B Block 20 MLU - c/n 62-099 - prev s/n 82-1033 - 2020 - wfu
15150 A Block 20 MLU - c/n 61-643 - prev s/n 83-1090 - 1999 - wfu 2009 exposto BA5 Monte Real.
15145 A Block 20 MLU - c/n 61-650 - prev s/n 83-1097 - 2004 - sto
15146 A Block 20 MLU - c/n 61-664 - prev s/n 83-1111 - 2004 - sto
15147 A Block 20 MLU - c/n 61-667 - prev s/n 83-1114 - 2004 - sto
Modelismo: https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=2110
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