domingo, 10 de agosto de 2025

Dornier Do. J ("Argos")

Pais de Origem: Alemanha (Dornier).
Tripulação: 4 (piloto).
Motor: 2x Lorraine-Dietrich 16G com 450 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 17,25 metros; envergadura 22,50 metros; altura 5,20 metros; área alar 94,50 metros quadrados.
Peso: vazio 3.560 kg; máximo 6.350 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 180/140 km/h; tecto de serviço 3.500 metros.
Autonomia: 2.200 km com capacidade de combústivel de 3.600 litros.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
 


Histórico
Em 1927 a Aeronáutica Militar (AM) adquiriu um Dornier Do J Wal à CMASA, que viria a ser o único hidroavião desta Arma
A aquisição teve em vista a realização da Primeira Travessia Aérea Nocturna do Atlântico Sul, um empreendimento que inicialmente envolveu aviadores da Aviação Naval (A.N.) e AM. O mentor do projecto foi Sarmento de Beires. Sendo oficial piloto aviador da AM, a sua experiência de voo baseava-se em aviões terrestres. Face à utilização de um hidroavião, convidou o Comandante José Cabral, Oficial piloto da A.N., conhecedor das técnicas de pilotagem de hidroaviões.
A viagem não pôde ser iniciada em 15 de Janeiro de 1927, conforme estava previsto, por serem forçados a aguardar por algumas peças sobressalentes enviadas de Itália. Esta demora teve consequências desastrosas. Na noite de 15 para 16 de Janeiro a região de Lisboa foi assolada por um violento temporal. O hidroavião, que estava ancorado no Rio Tejo, soltou-se das amarras e embateu em obstáculos, sofrendo sérios danos nas asas e nos lemes. Foi reparado no então Parque, hoje Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), em Alverca, trabalho que se prolongou até ao fim do mês de Fevereiro seguinte.
Nas vésperas da data indicada para a partida, o Comandante José Cabral é nomeado para comandar o Centro de Aviação Naval de Macau, impossibilitando-o de participar na aventura da Travessia. Segundo um historiador «há movimentos de pessoal que a simples razão não pode explicar». Este contratempo foi parcialmente contornado com a integração na tripulação, do piloto da AM, Dovalle Portugal.
No dia 2 de Março de 1927, o Dornier Do J Wal, baptizado de «Argos», partiu de Alverca rumo ao Brasil. Além dos pilotos Sarmento de Beires e Dovalle Portugal, a tripulação era constituída também pelo navegador Jorge de Castilho, a quem se deveu boa parte do êxito da viagem, e o mecânico Manuel Gouveia. Depois das escalas em Casablanca, Vila Cisneros, Bolama e Bubaque, surgiram problemas técnicos relacionados com o consumo de combustível, impondo-se a necessidade de transportar maior quantidade. Assim, Dovalle Portugal ofereceu-se para abandonar a tripulação, para compensar o aumento do peso do combustível.
Os restantes tripulantes empreenderam a longa viagem de Bubaque (Guiné) à Ilha de Fernando Noronha na noite de 16 para 17 de Março de 1927, levando a cabo a Primeira Travessia Aérea Nocturna do Atlântico Sul, com os imprescindíveis cálculos de Jorge de Castilho.
Após 18h e 12m de voo e percorridos 2.595 km, o «Argos» amarou na Baía de Santo António, na ilha de Fernando Noronha. 
A viagem continuou, e depois de escalarem Natal, Recife e Baía, o «Argos» amarou no Rio de Janeiro em 10 de Abril de 1927, depois de percorrer um total de 9.025 Km em 58h 05m (trajecto Lisboa-Rio de Janeiro). Estas últimas etapas foram sobretudo momentos de consagração, honrando o notável feito do voo nocturno de 16 para 17 de Março entre a Guiné e a Ilha de Fernando Noronha.
No dia 1 de Junho de 1927 iniciaram o regresso a Lisboa, planeando escalar a Terra Nova e os Açores. Após as escalas em Ilhéus, Natal e Belém, de onde descolaram no dia 7 de Junho, um rombo numa asa ocorrido em pleno voo, obrigou a uma amaragem de emergência. Depois de reparado em pleno mar, fracturou um dos flutuadores na descolagem, provocando o naufrágio e a perda do «Argos». A tripulação foi salva seis horas depois por uma embarcação de pesca. 
 
Matriculas 
s/n - c/n - prev. s/n - o/c 1927 - w/o 05/06/1927 (Belém, Brasil).

Modelismo
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=1521
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Satélite ICEYE

Quantidade:  4 (quatro). Utilizador:  Força AAérea Portuguesa. Comissões:  Espaço Sideral . Ent rada ao serviço:  -. Data de abate: - .  ...