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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Estados Unidos da América.
Tipo: aeronave monomotor terrestre, de trem de aterragem retráctil, revestimento metálico, bilugar em tandem de cabina fechada concebido para missões de bombardeamento com grande ângulo de picada.
Tripulação: 2 (piloto e navegador-radiarista-metralhador).
Motor: 1x Wright GR-2600-20 com 1.900 hp de potência.
Dimensões: comprimento 11,20 metros; envergadura 14,80 metros; altura 3,10 metros; área alar 39,20 metros quadrados.
Peso: vazio 4.050 kg; máximo 7.540 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 452/- km/h; tecto de serviço 7.650 metros.
Autonomia: 1.780 km com litros.
Armamento (interno): 2x canhões de 20 mm nas asas; 2x metralhadoras de 12,7 mm acopladas.
Armamento (externo): 907 kg de bombas, no interior da fuselagem; 4x foguetes em cada asa.
Capacidade de carga: n/a.
DESENVOLVIMENTO
O Curtiss SB2C Helldiver foi um bombardeiro produzido pela Curtiss-Wright, para Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, substituindo o modelo Douglas SBD Dauntless. Apesar de seu tamanho, o SB2C era muito mais rápido que o SBD.
Apesar dos problemas de produção terem persistido durante o
serviço em combate, os pilotos logo mudaram sua opinião sobre a potência
do Helldiver, e o SB2C tornou-se o responsável pelo maior número de
afundamentos de equipamentos inimigos durante a Guerra do Pacífico.
Desenvolvido a partir de vários modelos precedentes, o Curtiss Helldiver SB2C-5 foi uma das últimas aeronaves a entrar no teatro de operações do Pacífico durante a Segunda Grande Guerra. O SB2C-5 provou ser um eficiente bombardeiro de mergulho a partir dos princípios de 1943,
embora poucas diferenças tivesse em relação aos seus predecessores
(maior autonomia em relação ao SB2C-4, por exemplo). No final do
conflito, o avião foi exportado para diversos países.
UNIDADES ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Esquadra Operacional Anti-Submarino (S. Jacinto); Base Naval do Montijo; Esquadrilha B (Portela).
MATRICULAS
AS-1 - c/n - prev. s/n 89192 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-2 - c/n - prev. s/n xxxxx - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-3 - c/n - prev. s/n 89187 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-4 - c/n - prev. s/n 89194 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-5 - c/n - prev. s/n xxxxx - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-6 - c/n - prev. s/n xxxxx - o/c 1950 - w/o 17/11/1954 (Palhais, Barreiro).
AS-7 - c/n - prev. s/n 89413 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-8 - c/n - prev. s/n xxxxx - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-9 - c/n - prev. s/n xxxxx - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-10 - c/n - prev. s/n 83542 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-11 - c/n - prev. s/n 83573 - o/c 1950 - w/o 07/10/1958 (Lousada, Porto).
AS-12 - c/n - prev. s/n 89455 - o/c 1950 - wfu1956 para sucata.
AS-13 - c/n - prev. s/n 89389 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-14 - c/n - prev. s/n 89437 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-15 - c/n - prev. s/n 83388 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-16 - c/n - prev. s/n 89196 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-17 - c/n - prev. s/n 89441 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-18 - c/n - prev. s/n 89363 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-19 - c/n - prev. s/n 89481 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-20 - c/n - prev. s/n 89263 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-21 - c/n - prev. s/n xxxxx - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-22 - c/n - prev. s/n 89462 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-23 - c/n - prev. s/n 89355 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
AS-24 - c/n - prev. s/n 89297 - o/c 1950 - wfu 1956 para sucata.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=1243
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