Pais de Origem: França.
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Turbomeca Artouste IIC6 com 530 hp de potência.
Dimensões: comprimento 9,66 metros; envergadura 10,20 metros; altura 2,75 metros; área alar 81,70 metros quadrados.
Peso: vazio 895 kg; máximo 1.600 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 185/170 km/h; tecto de serviço 2.300 metros.
Autonomia: 565 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 4 passageiros ou peso equivalente.
DESENVOLVIMENTO
O Alouette II é um helicóptero ligeiro, produzido, sob diversas versões, pelo construtor aeronáutico francês, SNCASE, em 1957 deu origem à Sud Aviation, em 1970 à Aérospatiale, em 1992 à Eurocopter e que em 2000 passou a integrar a EADS.
Foi o primeiro helicóptero do mundo, motorizado com turbina a jacto a ser certificado para voo.
As versões militares eram usadas essencialmente em
aerofotogrametria, observação, salvamento marítimo, ligação e treino. Na
parte civil era usado essencialmente no serviço de resgate e evacuação
médica, principalmente em grande altitude, devido a grande potência do
seu motor turboeixo.
UNIDADES ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Esquadra 94; Esquadra de Instrução e Apoio de Aviões Ligeiros -
Esquadrilha de Instrução de Helicópteros; Esquadra de Aviões Ligeiros -
Esquadrilha de Helicópteros; Esquadra 33 "Zangãos"; Esquadra de
Instrução Complementar de Helicópteros; Esquadra 122 "Canibais"; Brigada de Transito da Guarda Nacional Republicana.
MATRICULAS
9201 SE-3130 - c/n 1082 - prev. s/n - o/c 1958 - w/o 17/06/1960 (Portela, Sacavém).
9202 SE-3130 - c/n 1107 - prev. s/n - o/c 1958 - w/o 26/03/1964 (Bissalanca, Bissau).
9203 SE-3130 - c/n 1108 - prev. s/n - o/c 1958 - wfu 1976 para sucata.
9204 SE-3130 - c/n 1738 - prev. s/n - o/c 1958 - w/o 06/02/1963 (Luanda, Angola).
9205 SE-3130 - c/n 1739 - prev. s/n - o/c 1958 - w/o 13/03/1969 (Tancos, Santarém).
9206 SE-3130 - c/n 1740 - prev. s/n - o/c 1958 - wfu 1976 para sucata.
9207 SE-3130 - c/n 1754 - prev. s/n - o/c 1958 - wfu 1976 para sucata.
9208 SA-313B - c/n 1841 - prev. s/n 76+96 - o/c 1984 - wfu 1993 para GNR/F-GNEA.
9209 SA-313B - c/n 1627 - prev. s/n 76+30 - o/c 1984 - wfu 1993 para GNR/F-GPLS.
9210 SA-313B - c/n 1527 - prev. s/n 75+92 - o/c 1984 - wfu 1993 para GNR/F-GMGB.
9211 SA-313B - c/n 1643 - prev. s/n 76+38 - o/c 1984 - wfu 1993 para GNR.
9212 SA-313B - c/n 1847 - prev. s/n 77+00 - o/c 1984 - wfu vendido.
9213 SA-313B - c/n 1612 - prev. s/n 76+25 - o/c 1984 - wfu vendido.
9214 SA-313B - c/n 1532 - prev. s/n 75+96 - o/c 1984 - wfu vendido.
9215 SA-313B - c/n 1632 - prev. s/n 76+32 - o/c 1984 - wfu vendido.
9216 SA-313B - c/n 1638 - prev. s/n 76+33 - o/c 1984 - wfu para Museu do Ar.
9217 SA-313B - c/n 1640 - prev. s/n 76+35 - o/c 1984 - wfu para Museu do Ar.
9218 SA-313B - c/n 1267 - prev. s/n 75+15 - o/c 1984 - wfu para Museu do Ar.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=144
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FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
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