sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Sud-Aviation SE3160/SA-316B "Alouette III"

 

DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: França (Sud Aviation/Aerospatiale).
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Turbomeca Artouste IIIB com 880 hp.
Dimensões: comprimento 12,80 metros; envergadura 11,02 metros; altura 2,97 metros; área alar - metros quadrados.
Peso: vazio 1.243 kg; máximo 2.100 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 209/- km/h; tecto de serviço 6.500 metros.
Autonomia: 460 km com 565 litros.
Armamento (interno): 1x canhão lateral de 20 mm.
Armamento (externo): 2x12 foguete de 70 mm.
Capacidade de carga: 6 passageiros; 5 militares; 2 macas ou 750 kg de carga.

UNIDADES 
Esquadra 33; Esquadra 94; Esquadra 111; Esquadra 122; Esquadra 402: Esquadra 503; Esquadra 551; Esquadra 552; Esquadra 703; Rotores de Portugal (1976 - 1994)/(2005 - 2018).
 
MATRICULAS
  9251 SE-3160 - c/n 1079 - prev. s/n - o/c 1964 - w/o 29/01/1966 (Luanda, Angola)

  9252 SE-3160 - c/n 1091 - prev. s/n - o/c 1964 - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA
  9253 SE-3160 - c/n 1092 - prev. s/n - o/c 1964 - w/o 30/04/1968 (Luanda, Angola)
  9254 SE-3160 - c/n 1093 - prev. s/n - o/c 1964 - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7335
  9255 SE-3160 - c/n 1094 - prev. s/n - o/c 1964 - w/o 28/03/1974 (Luso, Angola)
  9256 SE-3160 - c/n 1095 - prev. s/n - o/c 1964 - w/o 11/08/1968 (Luanda, Angola)
  9257 SE-3160 - c/n 1111 - prev. s/n - o/c 1964 - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4995E
  9258 SE-3160 - c/n 1116 - prev. s/n - o/c 1964 - w/o 11/02/1968 (Luanda, Angola)
  9259 SE-3160 - c/n 1117 - prev. s/n - o/c 1964 - w/o 21/12/1965 (Luanda, Angola)
  9260 SE-3160 - c/n 1124 - prev. s/n - o/c 1964 - wfu vendido África do Sul; C9-HAV
  9261 SE-3160 - c/n 1129 - prev. s/n - o/c 1964 - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7354
  9262 SE-3160 - c/n 1130 - prev. s/n - o/c 1964 - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4995N
  9263 SE-3160 - c/n 1136 - prev. s/n - o/c 1965 - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7335; SAAF 645
  9264 SE-3160 - c/n 1137 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 5736; SAAF 640
  9265 SE-3160 - c/n 1138 - prev. s/n - o/c - w/o 27/03/1966 (Luanda, Angola)
  9266 SE-3160 - c/n 1102 - prev. s/n - o/c - w/o 28/12/1972 (Luanda, Angola)
  9267 SE-3160 - c/n 1103 - prev. s/n - o/c - w/o 30/03/1971 (Tancos, Santarém)
  9268 SE-3160 - c/n 1163 - prev. s/n - o/c - w/o 08/08/1965
  9269 SE-3160 - c/n 1232 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7337
  9270 SE-3160 - c/n 1233 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4996G
  9271 SE-3160 - c/n 1250 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7358; SAAF 642
  9272 SE-3160 - c/n 1294 - prev. s/n - o/c - w/o 30/03/1971
  9273 SE-3160 - c/n 1295 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7395
  9274 SE-3160 - c/n 1296 - prev. s/n - o/c - w/o 23/04/1974
  9275 SE-3160 - c/n 1311 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4996B
  9276 SE-3160 - c/n 1312 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4997A
  9277 SE-3160 - c/n 1316 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4997J
  9278 SE-3160 - c/n 1331 - prev. s/n - o/c - w/o 30/03/1971
  9279 SE-3160 - c/n 1332 - prev. s/n - o/c - w/o 30/03/1971
  9280 SE-3160 - c/n 1333 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7450
  9281 SE-3160 - c/n 1355 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7541
  9282 SE-3160 - c/n 1356 - prev. s/n - o/c - w/o 
  9283 SE-3160 - c/n 1357 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 5742; SAAF 641
  9284 SE-3160 - c/n 1368 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7543; SAAF 646
  9285 SE-3160 - c/n 1369 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Evergreen Helicopters, USA; N4997S 
  9286 SE-3160 - c/n 1370 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7454
  9287 SE-3160 - c/n 1384 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7455; SAAF 643
  9288 SE-3160 - c/n 1385 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7456; SAAF 644
  9289 SE-3160 - c/n 1386 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7457; 
  9290 SE-3160 - c/n 1396 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça;  RhAF 5748; 
  9291 SE-3160 - c/n 1397 - prev. s/n - o/c - w/o 
  9292 SE-3160 - c/n 1400 - prev. s/n - o/c - w/o 07/05/1968 (Canzundo, Angola)
  9293 SE-3160 - c/n 1532 - prev. s/n - o/c - w/o
  9294 SE-3160 - c/n 1533 - prev. s/n - o/c - wfu 1979 vendido Overseas Union Est, Suiça; RhAF 7549; SAAF 647;
  9295 SE-3160 - c/n 1534 - prev. s/n - o/c - w/o 12/06/1969 (Bafatá, Guiné)
  9296 SE-3160 - c/n 1552 - prev. s/n - o/c - wfu 1980 vendido à Heli Union, França
  9297 SE-3160 - c/n 1553 - prev. s/n - o/c - w/o 29/04/1972 (Moatize, Moçambique)
19298 SE-3160 - c/n 1556 - prev. s/n - o/c - w/o   
  9299 SE-3160 - c/n 1557 - prev. s/n - o/c - w/o
  9300 SE-3160 - c/n 1550 - prev. s/n - o/c - w/o
  9301 SE-3160 - c/n 1572 - prev. s/n - o/c - w/o
19302 SE-3160 - c/n 1573 - prev. s/n - o/c - w/o
  9303 SE-3160 - c/n 1579 - prev. s/n - o/c - w/o
  9304 SE-3160 - c/n 1580 - prev. s/n - o/c - w/o
  9305 SE-3160 - c/n 1581 - prev. s/n - o/c - w/o
  9306 SE-3160 - c/n 1585 - prev. s/n - o/c - w/o
  9307 SE-3160 - c/n 1586 - prev. s/n - o/c - w/o
  9308 SE-3160 - c/n 1598 - prev. s/n - o/c - w/o
  9309 SE-3160 - c/n 1599 - prev. s/n - o/c - w/o
  9310 SE-3160 - c/n 1601 - prev. s/n - o/c - w/o
  9311 SE-3160 - c/n 1612 - prev. s/n - o/c - w/o
  9312 SE-3160 - c/n 1613 - prev. s/n - o/c - w/o
  9313 SE-3160 - c/n 1620 - prev. s/n - o/c - w/o
  9314 SE-3160 - c/n 1621 - prev. s/n - o/c - w/o
  9315 SE-3160 - c/n 1622 - prev. s/n - o/c - w/o
  9316 SE-3160 - c/n 1630 - prev. s/n - o/c - wfu 1977 vendido à Securité Civile, França
  9332 SE-3160 - c/n 1631 - prev. s/n - o/c - w/o 17/06/1989 (Figueira da Foz, Coimbra)
  9333 SE-3160 - c/n 1632 - prev. s/n - o/c - w/o 
  9334 SE-3160 - c/n 1641 - prev. s/n - o/c - w/o 20/03/1969 (Gago Coutinho, Angola)
  9335 SE-3160 - c/n 1642 - prev. s/n - o/c - w/o 23/05/1972 (Luso, Angola)
  9336 SE-3160 - c/n 1643 - prev. s/n - o/c - w/o 21/10/1992 (Bemposta, Abrantes)
  9337 SE-3160 - c/n 1661 - prev. s/n - o/c - w/o
  9338 SA-316B - c/n 1662 - prev. s/n - o/c - w/o 26/07/1970 (Rio Mansoa, Guiné)
  9339 SA-316B (Lobo Mau) - c/n 1663 - prev. s/n - o/c - w/o 28/10/1973 (Tete, Moçambique)
  9340 SA-316B - c/n 1666 - prev. s/n - o/c - w/o
  9341 SA-316B - c/n 1672 - prev. s/n - o/c - w/o
19342 SA-316B - c/n 1673 - prev. s/n - o/c - w/o 
  9343 SA-316B - c/n 1674 - prev. s/n - o/c - w/o 22/06/1976
19344 SA-316B - c/n 1682 - prev. s/n - o/c - w/o
  9345 SA-316B - c/n 1683 - prev. s/n - o/c - wfu 1980 vendido à Heli Union, França
  9346 SA-316B - c/n 1646 - prev. s/n - o/c - wfu 1977 vendido à Securité Civile, França 
  9347 SA-316B - c/n 1648 - prev. s/n - o/c -w/o 23/05/1972 (Bié, Angola)
  9348 SA-316B - c/n 1699 - prev. s/n - o/c - wfu 1977 vendido à Securité Civile, França   
19349 SA-316B - c/n 1705 - prev. s/n - o/c - w/o
  9350 SA-316B - c/n 1706 - prev. s/n - o/c - wfu vendido Suriname (SAF-400)
  9351 SA-316B - c/n 1709 - prev. s/n - o/c - w/o 21/10/1992 (Bemposta, Abrantes)
  9352 SA-316B - c/n 1732 - prev. s/n - o/c - wfu 1976 RhAF 5729
  9353 SA-316B - c/n 1733 - prev. s/n - o/c - w/o
  9354 SA-316B - c/n 1740 - prev. s/n - o/c - w/o
  9355 SA-316B - c/n 1741 - prev. s/n - o/c - w/o
19356 SA-316B - c/n 1742 - prev. s/n - o/c - w/o
  9357 SA-316B - c/n 1749 - prev. s/n - o/c - wfu 1977 vendido à Securité Civile, França
  9358 SA-316B - c/n 1750 - prev. s/n - o/c - w/o
19359 SA-316B - c/n 1751 - prev. s/n - o/c - w/o
  9360 SA-316B - c/n 1752 - prev. s/n - o/c - w/o
  9361 SA-316B - c/n 1757 - prev. s/n - o/c - w/o w/o 28/03/1974 (Luso, Angola)
  9362 SA-316B - c/n 1758 - prev. s/n - o/c - w/o
  9363 SA-316B - c/n 1764 - prev. s/n - o/c - w/o
  9364 SA-316B - c/n 1765 - prev. s/n - o/c - w/o
  9365 SA-316B - c/n 1768 - prev. s/n - o/c - w/o
  9366 SA-316B - c/n 1784 - prev. s/n - o/c - w/o
  9367 SA-316B - c/n 1785 - prev. s/n - o/c - w/o 12/06/1974 (Muábi, Angola)
19368 SA-316B - c/n 1786 - prev. s/n - o/c - w/o
  9369 SA-316B - c/n 1787 - prev. s/n - o/c - w/o 07/03/1974 (Valadim, Moçambique)
  9370 SA-316B - c/n 1800 - prev. s/n - o/c - w/o
  9371 SA-316B - c/n 1801 - prev. s/n - o/c - w/o
  9372 SA-316B - c/n 1802 - prev. s/n - o/c - w/o 04/01/1973 (Luso, Angola)
  9373 SA-316B - c/n 1803 - prev. s/n - o/c - w/o 28/10/1973 (Moatize, Moçambique)
  9374 SA-316B - c/n 1805 - prev. s/n - o/c - w/o
  9375 SA-316B - c/n 1815 - prev. s/n - o/c - w/o
19376 SA-316B - c/n 1818 - prev. s/n - o/c - w/o - Pintura 50 anos
  9377 SA-316B - c/n 1819 - prev. s/n - o/c - w/o 
  9378 SA-316B - c/n 1820 - prev. s/n - o/c - w/o
  9379 SA-316B - c/n 1835 - prev. s/n - o/c - w/o
  9380 SA-316B - c/n 1836 - prev. s/n - o/c - w/o
  9381 SA-316B - c/n 1837 - prev. s/n - o/c - w/o
  9382 SA-316B - c/n 1839 - prev. s/n - o/c - w/o 30/04/1971 (Tancos, Santarém)
19383 SA-316B - c/n 1840 - prev. s/n - o/c - w/o
19384 SA-316B - c/n 1855 - prev. s/n - o/c - w/o
  9385 SA-316B - c/n 1856 - prev. s/n - o/c - w/o 30/04/1971 (Tancos, Santarém)
  9386 SA-316B - c/n 1857 - prev. s/n - o/c - wfu vendido Suriname (SAF-500)
  9387 SA-316B - c/n 1858 - prev. s/n - o/c - w/o
  9388 SA-316B - c/n 1878 - prev. s/n - o/c - w/o
  9389 SA-316B - c/n 1879 - prev. s/n - o/c - w/o
  9390 SA-316B - c/n 1880 - prev. s/n - o/c - w/o
  9391 SA-316B - c/n 1881 - prev. s/n - o/c - w/o
  9392 SA-316B - c/n 1882 - prev. s/n - o/c - w/o
  9393 SA-316B - c/n 1894 - prev. s/n - o/c - w/o
  9394 SA-316B - c/n 1895 - prev. s/n - o/c - w/o
  9395 SA-316B - c/n 1896 - prev. s/n - o/c - w/o
  9396 SA-316B - c/n 1897 - prev. s/n - o/c - w/o 15/10/1971 (Tete, Moçambique)
19397 SA-316B - c/n 1913 - prev. s/n - o/c - w/o
  9398 SA-316B - c/n 1914 - prev. s/n - o/c - w/o 
  9399 SA-316B - c/n 1915 - prev. s/n - o/c 1971 - wfu 1980 vendido Heli Union, França; F-BRQI
  9400 SA-316B - c/n 1916 - prev. s/n - o/c 1971 - wfu 15/03/1972 (Mucumbura, Moçambique)
19401 SA-316B - c/n 1917 - prev. s/n - o/c 1971 - wfu
  9412 SA-316B - c/n 2185 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 1977 vendido Nautilus, Angola
  9413 SA-316B - c/n 2192 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 1977 vendido Nautilus, Angola; FAA  H-206
  9414 SA-316B - c/n 2193- prev. s/n - o/c 1974 - wfu 1977 vendido Nautilus, Angola
  9415 SA-316B - c/n 2200 - prev. s/n - o/c 1974 - wfu 1977 vendido Nautilus, Angola
  9416 SA-316B - c/n 2207 - prev. s/n - o/c 1975 - wfu 1977 vendido Nautilus, Angola; HB-XKJ/EC-DHA
  9417 SA-316B - c/n 2208 - prev. s/n - o/c 1975 - wfu 1977 vendido Nautilus, Angola

o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off

FONTES
1. www.emfa.pt; 
2. altimagem.blogspot.pt; 
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;

Sem comentários:

Enviar um comentário

Embraer KC-390

DADOS TÉCNICOS   Pais de Origem: Brasil/Portugal. Tipo: aeronave bimotor terrestre.... Tripulação: 3 (piloto, co-piloto,...). Motor: 2x Pr...