Dornier Do. J ("Argos")
Pais de Origem: Alemanha (Dornier).
Tripulação: 4 (piloto).
Motor: 2x Lorraine-Dietrich 16G com 450 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 17,25 metros; envergadura 22,50 metros; altura 5,20 metros; área alar 94,50 metros quadrados.
Peso: vazio 3.560 kg; máximo 6.350 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 180/140 km/h; tecto de serviço 3.500 metros.
Autonomia: 2.200 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
s/n - c/n - prev. s/n - o/c 1927 - w/o 05/06/1927 (Belém, Brasil)
Pais de Origem: Alemanha (Dornier).
Tripulação: 4 (piloto).
Motor: 2x Lorraine-Dietrich 16G com 450 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 17,25 metros; envergadura 22,50 metros; altura 5,20 metros; área alar 94,50 metros quadrados.
Peso: vazio 3.560 kg; máximo 6.350 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 180/140 km/h; tecto de serviço 3.500 metros.
Autonomia: 2.200 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
s/n - c/n - prev. s/n - o/c 1927 - w/o 05/06/1927 (Belém, Brasil)
Utilizado na primeira Travessia Aérea Nocturna do Atlântico Sul, tripulado por Major Sarmento de Beires, Tenete Manuel Gouveia e Capitão Jorge Castilho, entre 3 de Março e 5 de Junho de 1927.
Junkers W.34L ("Monteiro Torres")
Pais de Origem: Alemanha (Junkers).
Tripulação: 2 (piloto e co-piloto).
Motor: 1x Bristol Jupiter VII com 420 hp de potência.
Dimensões: comprimento 10,27 metros; envergadura 17,25 metros; altura 3,53 metros; área alar 43,00 metros quadrados.
Peso: vazio 1.700 kg; máximo 3.200 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 265/180 km/h; tecto de serviço 6.300 metros.
Autonomia: 900 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 6 passageiros.
502 - c/n - prev. s/n - o/c 1928 - w/o 14/12/1935 (Tambacunda, Republica do Mali)
Este aparelho, juntamente com oito Vickers Valparaiso III, participaram, entre 14 de Dezembro de 1935 e 8 de Abril de 1936, num cruzeiro aéreo de propaganda aeronáutica às Colónias, mas foi abandonado, por ter sofrido avaria irreparável.
Farman F.191
Pais de Origem: França (Farman).
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Gnôme-Rhône 5Kc Titan IV com 240 hp de potência.
Dimensões: comprimento 10,40 metros; envergadura 14,38 metros; altura 2,52 metros; área alar 40,20 metros quadrados.
Peso: vazio 962 kg; máximo 1.800 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 200/165 km/h; tecto de serviço 5.000 metros.
Autonomia: 3.000 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
s/n - c/n - prev. s/n - o/c 1929 - wfu 1935 para sucata.
Unidades: Grupo Independente de Aviação de Bombardeamento (GIAB); Grupo Independente de Aviação de Protecção de Combate (GIAPC).
Destinava-se à realização de uma viagem à volta do mundo, na qual se incluía a primeira travessia do Atlântico Sul, em avião de rodas, a empreender pelo Capitão Brito Pais e Tenente Fernando Tártaro, mas com a morte do primeiro, em 22 de Fevereiro de 1934, esta travessia já não se realizou.
.jpg)
Junkers A.50 "Júnior" ("Foguete")
Pais de Origem: Alemanha (Junkers).
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x Armstrong Siddely Genet com 100 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,12 metros; envergadura 10,02 metros; altura 2,40 metros; área alar 13,70 metros quadrados.
Peso: vazio 360 kg; máximo 702 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 172/145 km/h; tecto de serviço 4.600 metros.
Autonomia: 600 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: n/a.
s/n - c/n - prev. s/n - o/c 1932 - wfu 1935 para sucata.
Unidades: Grupo de Aviação de Informação (GAI).
Destinava-se à acrobacia e nele o famoso ás Capitão Plácido António da Cunha Abreu venceu o "Encontro Aéreo de Cleveland" (E.U.A.), em Agosto de 1932, tendo actuado, com brilhantismo, no "Encontro Aéreo de Vincennes" (França), em Maio de 1934.
De Havilland DH.88 "Comet" ("Salazar")
Pais de Origem: Reino Unido (De Havilland).
Tripulação: 2 (piloto e co-piloto).
Motor: 2x De Havilland Gipsy Six R com 230 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 8,84 metros; envergadura 13,40 metros; altura 3,48 metros; área alar 19,74 metros quadrados.
Peso: vazio 1.400 kg; máximo 2.520 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 378/355 km/h; tecto de serviço 5.800 metros.
Autonomia: 4.710 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 1 passageiro.
CS-AAJ "Salazar" - c/n 1994 - prev. s/n G-ACSP - o/c 1935 - wfu 1940 vendido 1979 para Comet Racer Project Group.
Destinava-se a realizar em tempo recorde a travessia do Atlântico-Sul, tripulado por Costa Macedo e Carlos Beck, em 14 de Março de 1935, não se concretizou por avaria no trem de aterragem aquando da partida.
De Havilland DH.87B "Hornet Moth"
Pais de Origem: Reino Unido (De Havilland).
Tripulação: 1 (piloto).
Motor: 1x DH Gipsy Major I com 130 hp de potência.
Dimensões: comprimento 7,61 metros; envergadura 9,73 metros; altura 2,01metros; área alar 22,70 metros quadrados.
Peso: vazio 564 kg; máximo 886 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 200/169 km/h; tecto de serviço 4.510 metros.
Autonomia: 998 km.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): n/a.
Capacidade de carga: 1 passageiro.
10/9201 - c/n 8075 - prev. s/n VP-YBE - o/c 1949 - wfu 1962 para CR-AHT para sucata.
Integrado no Centro de Instrução Aeronáutica de Lourenço Marques (CIALM).
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
FONTES
1. www.emfa.pt;
2. altimagem.blogspot.pt;
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;
Sem comentários:
Enviar um comentário