
Pais de Origem: Reino Unido.
Tripulação: 2 (piloto, navegador-bombardeiro).
Motor: 2x Bristol Hercules XVII com 1.770 hp de potência cada.
Dimensões: comprimento 12,70 metros; envergadura 17,62 metros; altura 4,20 metros; área alar 46,73 metros quadrados.
Peso: vazio 7.080 kg; máximo 11.550 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 515/400 km/h; tecto de serviço 5.800 metros.
Autonomia: 2.250 km.
Armamento (interno): 4x canhões de 20 mm; 6x metralhadoras de 7,7 mm; 1x metralhadora Vikers K de 7,7 mm (dorsal).
Armamento (externo): 1x torpedo de 964 kg sob a fuselagem; 454 kg de bombas sob as asas ou 8 foguetes de 69,85 mm.
Capacidade de carga: n/a.
Histórico
Entre 13 e 28 de Março de 1945 chegaram a
Portugal 16 Bristol Beaufighter TF Mk X, destinados à Esquadrilha B das Forças
Aéreas da Armada (designação, na época, da Aviação Naval), instalada no
Aeroporto da Portela.
Faziam parte de um lote de 500 aviões, os últimos
Beaufighter produzidos pela Bristol, não considerando os 10 aviões da série SR
construídos mais tarde.
Estavam poderosamente armados com quatro canhões
de 20 mm instalados no nariz e seis metralhadoras de 7,7 mm instaladas nas asas
e mais uma metralhadora Vickers K, também de 7,7 mm, instalada na torre dorsal.
Para além deste armamento, podiam transportar bombas sob as asas ou um torpedo
sob a fuselagem. Destinaram-se a substituir os obsoletos Bristol Blenheim,
abatidos no ano anterior.
Em 22 de Outubro de 1945 descolaram de Lisboa
três Beaufighter, que voaram para norte, ao longo da costa. Após passagem por
S. Jacinto, gripou um motor do BF-4, obrigando-o a aterragem forçada nas dunas
perto de Ovar. O avião partiu-se a meio e incendiou-se, que que resultou a
morte dos três tripulantes. A avaria foi provocada pela rotura do veio da bomba
de lubrificação do motor, facto inédito que motivou o reforço dessas peças em
todos os motores da Bristol.
Perante a causa que motivou o desastre, a Bristol
ofereceu o 17° Beaufighter, também do modelo TF Mk X, mas com a antena do radar
num dedal no nariz e barbatana dorsal no prolongamento da deriva. Chegou a Portugal
em 1946, tendo descolado da Grã-Bretanha tripulado por portugueses.
Unidades
Esquadrilha B (Aeroporto da Portela).
Matriculas
BF-1 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD134 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-2 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD148 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-3 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD173 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-4 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD189 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-5 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD197 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-6 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD199 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-7 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD206 - o/c 1945 - w/o 22/10/1945 (Torreira, Aveiro).
BF-8 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD209 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-9 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD216 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-10 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD220 - o/c 1945 - wfu 1950 para IST; para National Museum of Flight, Scotland.
BF-11 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD250 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-12 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD252 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-13 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD253 - o/c 1945 - wfu 1950 para IST; para RAF Hendon Museum.
BF-14 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD261 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-15 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD319 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-16 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD320 - o/c 1945 - wfu 1950 para sucata.
BF-17 - TF Mk. X - c/n - prev. s/n RD862 - o/c 1946 - wfu 1950 para sucata.
Modelismo
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=876

Informação compilada por Nuno Miguel Nunes Neves da Silva das seguintes fontes:
1. www.emfa.pt;
2. altimagem.blogspot.pt;
3. CARDOSO, Adelino; Aeronaves Militares Portuguesas;
4. LOPES, Mário Canongia; Os Aviões da Cruz de Cristo;
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