
DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Reino Unido.
Tripulação: 3 (piloto, observador e metralhador).
Motor: 1x Armstrong Siddeley Tiger VIc com 700 hp de potência.
Dimensões: comprimento 11,71 metros; envergadura 14,02 metros; altura 4,72 metros; área alar 44,98 metros quadrados.
Peso: vazio 2.172 kg; máximo 3.745 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 230/180 km/h; tecto de serviço 4.648 metros.
Autonomia: 1.110 km.
Armamento (interno): 2x metralhadoras Vickers de 7,7 mm.
Armamento (externo): 1x torpedo de 680 kg sob a fuselagem.
Capacidade de carga: n/a.
DESENVOLVIMENTO
O Blackburn Shark foi um biplano de origem britânica operado pela Fleet Air Arm, Aeronáutica Naval Portuguesa e Royal Canadian Air Force como avião de reconhecimento e bombardeiro torpedeiro naval.
Voou pela primeira vez em 24 de Agosto 1933 e entrou ao serviço da Fleet Air Arm em 1935, porém no ano seguinte começou a ser substituído pelo Fairey Swordfish.
Em alguns aspetos, o Shark era um avião mais moderno do que o seu sucessor Fairey Swordfish, tinha uma fuselagem semi-monocoque de alumínio com compartimentos internos estanques, e um arranjo incomum da estrutura das longarinas das asas (estrutura tipo Warren), que sustentavam o sistema de asas dobráveis, mas que seria a origem da, determinada, fraca resistência das asas. Por isso, a partir de 1936, o Almirantado daria preferência ao Swordfish aparentemente menos avançado.
Voou pela primeira vez em 24 de Agosto 1933 e entrou ao serviço da Fleet Air Arm em 1935, porém no ano seguinte começou a ser substituído pelo Fairey Swordfish.
Em alguns aspetos, o Shark era um avião mais moderno do que o seu sucessor Fairey Swordfish, tinha uma fuselagem semi-monocoque de alumínio com compartimentos internos estanques, e um arranjo incomum da estrutura das longarinas das asas (estrutura tipo Warren), que sustentavam o sistema de asas dobráveis, mas que seria a origem da, determinada, fraca resistência das asas. Por isso, a partir de 1936, o Almirantado daria preferência ao Swordfish aparentemente menos avançado.
UNIDADE ONDE OPEROU EM PORTUGAL
Centro de Aviação Naval de Lisboa.
MATRICULAS
73 - c/n 5347 - prev. s/n - o/c 1936 - wfu 1938 para sucata.
74 - c/n 5351 - prev. s/n - o/c 1936 - wfu 1938 para sucata.
75 - c/n 5352 - prev. s/n - o/c 1936 - w/o 24/03/1938 (Rio Tejo, Lisboa).
76 - c/n 5353 - prev. s/n - o/c 1936 - wfu 1938 para sucata.
77 - c/n 5354 - prev. s/n - o/c 1936 - wfu 1938 para sucata.
78 - c/n 5355 - prev. s/n - o/c 1936 - wfu 1938 para sucata.
o/c - on charge; wfu - withdrawn from use; w/o - write off
MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=665
FONTES
CARDOSO, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas - Fábrica das Letras - 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário